Você sabe como está a homocisteína em seu corpo?

  • 03/03/2022 16:01
  • Dr Honório Luís
tomwieden / Pixabay

Hoje vou deixar uma dica importante falando sobre a homocisteína, um aminoácido que contém enxofre e normalmente está presente em quantidades muito pequenas no organismo.

A homocisteína é um produto do metabolismo da metionina (um dos aminoácidos essenciais) e quando ela está presentes em grande quantidades no sangue, pode causar o surgimento de doenças cardiovasculares.

Já se tornou comum nos preocuparmos com o colesterol, triglicerídeos e glicose, mas muitas pessoas não conhecem a importância de avaliar a homocisteína. Eu costumo falar que a homocisteína vai ser o futuro colesterol.

Todo mundo sabe a importância de controlar o colesterol, pois seu desequilíbrio pode provocar o infarto agudo do miocárdio, a segunda doença que mata mais no mundo.

Normalmente, o cardiologista ou clínico observa a quantidade da homocisteína no sangue e aí busca o melhor tratamento. Quando a homocisteína está alta é, muito possivelmente, porque os níveis de vitamina B6 estão baixos.

Falo sempre aos meus pacientes do Centro Médico Hebrom que é importante termos bons hábitos de alimentação, para que possamos assim nos nutrir bem. Tem muita gente comendo demais e se nutrindo de menos.

Se nutrir é você comer alimentos e conseguir absorver devidamente os nutrientes dele. Como a homocisteína é um aminoácido, é muito importante o fator alimentação, para saber se o paciente está se nutrindo devidamente.

Os valores normais de homocisteína, que se apresenta no exame de sangue, geralmente deve estar abaixo de 15 micromol por litro.

Além da baixa ingestão de alimentos com vitamina B6 e B12, pessoas que tenham alterações genética podem elevar os níveis de homocisteína, pacientes com alterações na tireoide, alterações renais, o tabagismo, e ainda a infecção pelo Sars-Cov-2, tão conhecido como Novo Coronavírus.

A gente vem falando bastante em nossa clínica que, todos aqueles que tiveram Covid-19 devem ficar atentos aos seus exames e consultar seus médicos para ver sempre como andam suas taxas, e a homocisteína é uma delas.

Para acompanhar mais dicas como esta, veja a página do Centro Médico Hebrom, no Instagram.