Grupo de Dança da Casa do Menor de Santana do Ipanema Participa da 10ª Mostra de Dança

  • Redação
  • 24/08/2012 13:56
  • Nossa Lente

Aconteceu na noite de ontem (23), a 10ª Mostra de Dança de Maceió, o evento que teve inicio no dia (21), contou com grupos de dança da Capital e do interior. As apresentações aconteceram no Centro de convenções de Maceió , centenas de pessoas prestigiaram o evento, entre os covidados representando a Prefeita de Santana do Ipanema Drª. Renilde Bulhões a Secretária Municipal de Cultura Vera Malta acompanhada de sua assessora Ana Rachel Nobre.

O grupo de dança Balé Santa Catarina de Siena da Casa do Menor de Santana do Ipanema foi um dos municípios convidados. Oito alunos formam o grupo que se apresentou nesta quarta-feira. A Casa do Menor conta com 250 alunos, e foi a única escola do interior a se apresentar em outras edições da mostra de dança, este ano coreografado pelo professor Carlos Costa. Segundo a coordenadora da Casa do Menor Renata Vargas o apoio da Prefeita Drª Renilde Bulhões foi fundamental, para a instalação da Casa do Menor em Santana.

Renata também falou da importância de participar do evento " Inserir, esses jovens na sociedade, sem preconceitos, Tirando-os das ruas. E dando oportunidades, sejam elas através da dança ou até mesmo dos ensinamentos sociocultural e pedagógico ofertados pela casa do Menor".


A Casa do Menor é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, que desenvolve vários tipos de atividades, esportivas, culturais, sociais. Tem como objetivo o acolhimento de jovens, crianças e adolescentes em situação de risco pessoal, moral e com histórico de dependência química e abandono. A Casa do Menor nasceu para responder à dramática situação de crianças e adolescentes em estado de abandono. Em 1983, Padre Renato Chiera deparou na garagem de sua casa em Miguel Couto (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro), com um garoto, que estava sendo caçado pela polícia. Mais tarde, foi assassinado em frente à casa paroquial onde tinha sido acolhido. Num só mês, trinta seis meninos e meninas tinham sido assassinados naquela paróquia de São Miguel Arcanjo. Um dos adolescentes, marcado para morrer, questionou o padre: “Vocês não fazem nada? Vão nos deixar morrer?. Com isso, o padre a partir dai, decidiu acolher jovens em situação de risco.


A Curadora da Mostra de Dança de Maceió Karina Padilha Rebelo disse que o evento " Essa mostra tem um formato muito particular, porque profissionais e amadores dividem o mesmo palco, além de não limitar-se apenas a capital Maceió trazemos grupos do interior do Estado." e concluiu " Santana do Ipanema conquistou um espaço merecido. Hoje, o grupo estar aqui pela qualidade quem vem adquirindo, durante os anos. Viva a dança, viva a dança Alagoana!"