Repente, Poesia e Prosa! Rafael Neto Lança Livro em Santana do Ipanema

  • Redação
  • 18/09/2012 09:07
  • Cultura

Assistimos a magia/ De quem canta de improviso/ E de quem usa o seu juízo/ Pra transmitir poesia/ Ouvimos filosofia/ Em tom muito estridente/ Versos voam da mente/ De quem canta achado graça/ Hoje ouvimos na praça/ Dois poetas no repente.

Assim começo esta matéria, de forma descomprometida e com licença poética. Aconteceu neste sábado (15), na Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda em Santana do Ipanema, uma noite de Cantoria com os repentistas Zenilde Batista e Rafael Neto. O evento contou com a presença da Prefeita Drª Renilde Bulhões, Vera Malta Secretária de Cultura, José Malta Jornalista, além do prestigio do publico. Drª Renilde Bulhões foi convidada a abrir o evento e falou sobre a importância de promover eventos como estes que resgatam a cultura "Como é bonito, como é belo. A arte de ser repentista não é fácil, você escutar coordenar e falar tudo isso em um curto espaço de tempo". E concluiu " Fico feliz, e quero participar das oficinas para aprender sobre o repente".

A noite contou também com Lançamento do livro " NÃO SOU POETA MATUTO, SOU CIENTISTA DAS RIMAS" do Poeta, Repentista, Cordelista e Escritor Rafael Neto. O jornalista José Malta apresentou o livro aos presentes e de forma irreverente aguçou o desejo a leitura. Segundo Rafael a ideia do livro surgiu da necessidade de imortalizar seu nome, sua obra; "Agradeço a Deus por me agraciar com este dom. Para muitos o matuto vive na treva da ignorância e o cientista é uma pessoa iluminada que sempre tá estudando, pesquisando dai quis mostrar que não vivo na ignorância, eu estudo eu pesquiso e vivo atrás do conhecimento". E ressaltou "Meu pai hoje se orgulha e diz a todos meu filho é um poeta. Eu sou um cigano porque poesia não tem nacionalidade a poesia é do povo e para o povo"

Rafael Neto nasceu em Aracaju - Sergipe, de família simples seu pai era agricultor e sua mãe dona de casa. Aos 8 anos começou a escrever cordéis quando fez uma redação toda em prosa para um cocurso na escola que estudava, ficando em segundo lugar. Rafael nasceu em lar poético seu avo era escritor, poeta cordelista e cantador repentista conhecido como o Poeta de Cristo, foi sua grande fonte de conhecimento. A partir dai não parou mais, participou de vários concursos e morou em diversas cidades do nordeste brasileiro entre elas Paulo Afonso-BA, Piranhas-Al e Petrolina - PB. Começou a cantar repente com 15 anos de idade, e hoje aos 20, já tem uma vasto currículo como; 65 cordéis publicados, dois pela maior editora de cordel do pais, um livro com edição esgotada com cerca de 400 exemplares vendidos, palestras em várias escolas e sem contar as apresentações por cidades nordestinas.

A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, Portal Malta Net e SWA Instituto patrocinaram este evento.