Fifa veta Guilherme, e Timão inscreve Willian Arão no Mundial

  • Redação
  • 28/11/2012 06:28
  • Minuto Esportes

A dúvida que ainda restava sobre a lista de inscritos do Corinthians para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa foi definida nesta terça-feira. O órgão que comanda o futebol mundial vetou a participação do volante Guilherme na competição. A informação foi confirmada pelo próprio jogador através de sua conta pessoal no Twitter.

- Infelizmente uma noticia ruim. Não vou poder ser inscrito no Mundial, mas agradeço a todos aqueles que torceram por mim! - postou o volante.

Com o veto da Fifa ao ex-jogador da Portuguesa, a lista de Tite se define com a inclusão do jovem Willian Arão entre os 23 escolhidos que disputarão o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.

A lista enviada pelo clube na última segunda-feira contava com Guilherme, mas com uma ressalva. O jogador chegou ao Corinthians em 15 de agosto, depois do fechamento da janela de transferências internacionais, o que, de acordo com a entidade, inviabilizaria a participação dele no Mundial.

O Corinthians se apegava ao regulamento do Campeonato Brasileiro para solicitar a inscrição. Nele, a CBF permite a contratação de jogadores para o Campeonato Brasileiro até o dia 21 de setembro – o volante foi adquirido da Portuguesa em 15 de agosto.

A Fifa, porém, não aceitou o argumento do departamento jurídico do clube. A entidade só permite a participação no Mundial de atletas que tenham sido registrados entre os dias 20 de junho e 20 de julho, no período chamado de janela de transferências.

Caso Rentería

O Corinthians anexou ao documento que enviou à Fifa solicitando a inscrição de Guilherme um impresso do Boletim Informativo Diário da CBF de setembro do ano passado, com o registro do atacante colombiano Rentería pelo Santos. O jogador chegou à Vila Belmiro na primeira semana de setembro e, mesmo assim, pôde ser relacionado entre os santistas que foram ao Mundial de 2011. A Fifa, porém, ignorou a informação passada pelo Timão e manteve o veto a Guilherme.

Brasileiros vetados

Em 2005, três jogadores brasileiros viveram problema semelhante ao de Guilherme. O atacante Lima, o zagueiro Marcão e o meia Pedrinho foram contratados pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, para o Mundial de Clubes, mas não puderam jogar porque foram inscritos fora do prazo. A equipe árabe foi adversária do São Paulo na semifinal - o Tricolor acabaria campeão, batendo o Liverpool na final.