Polícia Civil prende quadrilha de assaltantes de banco

  • Redação
  • 04/12/2012 22:16
  • Polícia

A Polícia Civil de Alagoas apresentou à imprensa, na tarde desta terça-feira (04), José Aparecido França (30 anos), conhecido como ‘Cido’, e Marcelino França (22 anos). Eles são acusados por integrarem uma quadrilha de praticar vários roubos a bancos, na modalidade arrombamento de caixa eletrônico, com a utilização de explosivos, no interior em Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

As prisões são resultado da operação ‘Velho Chico’, realizada por policiais civis da Deic (Divisão Especial de Investigação e Capturas), através da Serb (Seção Especial de Roubo a Banco), em cumprimento a Mandados de Prisão.

A operação teve início para investigar uma quadrilha que agia, mais precisamente em Olho D’água Grande, Pariconha e Piranhas. Os dois homens foram apresentados á imprensa, na sede da Polícia Civil, pelo diretor do DPJA 1, delegado Robervaldo Davino e a coordenadora da Serb (Seção Especial de Roubo a Banco), delegada Maria Angelita.

A Polícia Civil prendeu José Aparecido pelo envolvimento com a quadrilha, no assalto ao Banco do Brasil de Belo Monte. A ação foi realizada com Mandado de Prisão expedido pela 17ª Vara Criminal de Maceió, em 2011. Enquanto Marcelino França foi preso em flagrante portando arma de fogo de uso restrito (9mm).

No encontro com a imprensa, Maria Angelita expôs o material apreendido na operação, que era utilizado pela quadrilha como a pistola, munições, uma moto, dinamite, documentos falsos, dinheiro e celulares.

A delegada também fez um balanço das últimas prisões, realizadas até hoje. Segundo ela, Marcelino é integrante da quadrilha que é liderada pelo José Aparecido (Cido), juntamente com Jó (está preso desde 2012). Eles são apontados por participação nos roubos em várias agências bancárias.

A quadrilha

De acordo com as investigações apresentadas, a quadrilha foi desarticulada e tinha como um dos integrantes Marcos Alex Calixto da Silva, acusado por envolvimento nos assaltos a quatro agências bancárias, em Olho d’água Grande, Pariconha e Piranhas.

Jailton Nobre Serafim (Biu), também é da quadrilha, envolvido nos assaltos a banco nos Municípios de Olho D’água Grande, Pariconha e Piranhas. Elemento é acusado de ser responsável pela compra dos grampos, em lojas de construções, com o objetivo de estourar pneus das viaturas que tenta deter os assaltantes.

José Ferreira Sobrinho é outro comparsa dos presos, envolvido em roubo a banco dos municípios de Olho d’Água Grande, Pariconha e Piranhas, entre outros.

Maxuel dos Santos Alves é mais um membro da quadrilha e fornecia apoio logística aos roubos.

A quadrilha ainda contava com Gilberto Barbosa Rocha e Edson Berzerra dos Santos, que era conhecido como ‘Nego Edson (mortos durante troca de tiros com policiais de Pernambuco).

A Deic, através da Inteligência, Serb e o Tigre vem investigando Organizações Criminosas (ORCRIM) e concluiu que eles são integrantes de uma quadrilha de assaltantes que agiam dentro e fora de Alagoas, em roubo a bancos.