Gilberto Qualhada, um Pauloafonsino de Coração

  • Redação
  • 10/12/2012 16:26
  • Minuto Esportes

Nascido na cidade de Belo Jardim/PE, no dia 24 de janeiro de 1950, Eletricista da PMPA há 26 anos, divorciado, pai de 8 filhos (6 mulheres e 2 homens), Gilbertão é uma figura inestimável no meio desportivo de Paulo Afonso.

Começou sua carreira como jogador juvenil do Santa Cruz/PE. Pouco tempo depois foi para o Profissional, tendo passagens pelo Comercial de Serra Talhada e União Peixe de Pesqueira.

Em meados dos anos setenta, Gilberto veio visitar uma tia que morava em Paulo Afonso. Logo procurou saber onde ficava o Estádio de Futebol. Chegando ao Campo da LDPA, hoje Estádio Engenheiro Ruberleno Oliveira, estava tendo o treino do Santos, e Gilberto pediu para participar, o que foi prontamente atendido. Só que Gilbertão passou 20 minutos se aquecendo e todos achavam que ele era doido, mas quando entrou em campo, arrebentou e fez 3 belos gols, e todos queriam saber quem era aquele jovem.

Além do Santos, jogou no Copa, Caveira, Redenção, Olímpico, Juventos e Mendes Júnior. Jogou também na cidade de Delmiro Gouveia, sendo inclusive campeão por 5 vezes consecutivas pelo Agro. Saiu do Agro para o Infante através de um pedido de Divanir, irmão de Mel. Encerrou sua carreira no Jardim Bahia, em 1990.

Gilbertão disse que o "melhor jogador que eu já vi jogar foi Duda, nunca vi outro igual".

Hoje, com 62 anos, esse Pauloafonsino de coração bate seu Baba aos domingos no SPOM, onde é sócio há 10 anos.