Detentos tentam atear fogo em colchões na 2ª Delegacia Regional de Santana do Ipanema

  • CadaMinuto
  • 11/05/2013 09:29
  • Polícia

Tumultos e tentativas de fugas na 2ª Delegacia Regional de Policia (DRP), localizada em Santana do Ipanema, são recorrentes. Nesta sexta-feira (10) mais um caso precisou da ação rápida dos agentes de plantão. Durante um banho de sol parte dos detentos juntou entulhos e colchões e tentaram por fogo no material. A polícia  suspeita que a  confusão foi causada para que eles conseguissem chegar a outro preso que estava em uma cela isolada.

Os materiais foram amontoados em frente a uma das celas e quando os presos tentavam por fogo os agentes perceberam a movimentação e solicitaram apoio ao 7º Batalhão de Polícia Militar. Duas equipes foram enviadas ao local, sendo uma da Rádio Patrulha e outra do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes). Com a chegada do reforço a ação foi frustrada.

Bombas de efeito moral e spray de pimenta foram utilizados para conter os ânimos e recolher os detentos até as suas celas. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros também foram acionadas para fazer o atendimento médico necessário aos presos.

O local escolhido para dar início a confusão fica próximo a cela onde outro preso, identificado como “Ratinho” estaria isolado. O fato fez os agentes suspeitarem que a ação tenha sido realizada para chegar até ele.

O delegado responsável pela 2ª DRP, Rosivaldo Vilar, solicitou a remoção de seis detentos para outras delegacias da região. Ele ainda aguarda a resposta de mais uma solicitação de transferência de mais seis presos para a 1ª Delegacia Regional, em Delmiro Gouveia. Além das constantes tentativas de fugas e confusões a delegacia está superlotada, motivo pelo qual o delegado pediu as transferêsncias.

Com capacidade para 24 presos, a 2ª DRP se encontra com 56 encarcerados, sendo 55 homens e uma mulher.

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) vem pedindo a interdição da 2ª DRP por considerar além da superlotação que o prédio apresenta sérios problemas estruturais.