Grupo que resgata as cantigas de lavadeiras do rio São Francisco se apresenta hoje à noite em Pão de Açúcar

  • Jota Silva
  • 04/06/2013 15:58
  • Cultura

Nesta terça-feira (04), a partir das 20 horas, na Praça da Matriz, vai acontecer a apresentação do Microprojeto de Resgate das Cantigas das Lavadeiras do Rio São Francisco em Pão de Açúcar, Alagoas.

O microprojeto de autoria do escritor Helio Silva Fialho tem como objetivo resgatar através da produção audiovisual de um documentário e da montagem de um grupo musical, composto por mulheres lavadeiras de roupas e outras pessoas da comunidade, as antigas cantigas e depoimentos de lavadeiras que fazem parte do folclore ribeirinho do município de Pão de Açúcar no Estado de Alagoas, de modo que este patrimônio seja exibido para jovens e adultos.

Para fazer o trabalho de pesquisa, gravações do documentário, aquisição da indumentária para formação do grupo das lavadeiras, o autor do microprojeto contou com o apoio da Fundação Nacional de Arte (Funarte). A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar participa também desta parceria contribuindo com o valor da mão de obra na confecção da indumentária do grupo.

As antigas lavadeiras do rio São Francisco em Pão de Açúcar trazem em suas cantigas um misto de canções migradas dos batalhões de lagoas, mulheres rendeiras, pescadores, casas de farinha, índios, escravos, menestréis portugueses da idade média e outros povos, raças e grupos.

Foi esta rica mistura que, ao longo dos séculos, transformou as belas e ingênuas cantigas das lavadeiras do rio São Francisco, no município de Pão de Açúcar, Alagoas, em um rico e extraordinário tesouro folclórico. “Resgatar este patrimônio que se encontra agonizando, prestes a morrer,, é de fato, resgatar a história, a cultura, a cidadania, a dignidade e a autoestima dos sofridos e vitimados moradores ribeirinhos da região do Baixo São Francisco, em especial, as lavadeiras ribeirinhas de Pão de Açúcar”, disse Helio Fialho.

Para o autor, o resgate deste grupo folclórico significa, ainda, presentear jovens e adultos, estudantes e educadores com um projeto que faz parte de suas raízes. “Este resgate representa assumir um compromisso de preservação com esta e futuras gerações”, concluiu Helio Fialho.

O grupo cultural estará se apresentando hoje a convite da Comissão Organizadora da tradicional festa do padroeiro da cidade de Pão de Açúcar, o Sagrado Coração de Jesus. A indumentária do grupo e os instrumentos de trabalho utilizados na apresentação são os mesmos usados pelas antigas lavadeiras do rio São Francisco.