Profissionais da saúde participam de capacitação para reconhecer violência em idosos

  • Veruscka Alcântara - Assessoria
  • 18/06/2013 09:46
  • Polícia

Agentes comunitários, enfermeiros e técnicos de saúde da Prefeitura de Delmiro Gouveia participaram de uma capacitação para a identificação da violência em idosos. O curso teve como objetivo preparar estes profissionais, que lidam diretamente com este grupo de pessoas, para reconhecer se as mesmas estão sofrendo maus tratos ou algum outro tipo de violência.

O curso, que capacitou 130 profissionais, fez parte das ações que foram realizadas pela Prefeitura em combate a este tipo de violência, com programação de 10 a 14 de junho.  Segundo a coordenadora do CTA, Cândida Tenório, a capacitação serviu para preparar estes profissionais e assim servir de mais uma forma de proteção para estas pessoas. “Estes profissionais estão em contato com pessoas idosas diariamente, então esta capacitação serve para que estes casos sejam identificados, uma vez que na maioria das vezes não há denúncias”, disse a coordenadora.

O evento foi aberto pela apresentação do coral dos idosos, acompanhado pela música tocada pelo fisioterapeuta Pedro Henrique, com aulas realizadas pela psicóloga Rose Patriana Souto; pela enfermeira Ingrid Rafaela e pela coordenadora do CTA. Cândida ressaltou que os próximos profissionais a serem capacitados serão os fisioterapeutas e os integrantes do SAMU. O curso acontecerá no dia 19, no Centro de Fisioterapia.

Ainda na sexta-feira (14), quando foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, a gestão municipal realizou a culminância da semana, com uma série de atividades, com apresentação teatral, palestras e show musical. A Secretaria de Saúde disponibilizou educador físico e fisioterapeutas, que prestaram orientações ao idosos.