Até as moscas têm o seu papel

  • Haroldo Oséias de Almeida*
  • 16/07/2014 19:50
  • Haroldo Almeida

O planeta é dinâmico, tudo interage para garantir o bom funcionamento de tudo, é chamado de ecossistema, muitos de nós até questionamos a participação em nosso ambiente de alguns elementos que compõe o nosso planeta.

Um dos seres vivos que são mais questionados são as moscas, que incomodam tanto o ser humano, que muitos de nós até pensamos ou falamos “qual o objetivo destas insetos?”, outra afirmação comum “para que Deus fez estes insetos” e muitas outras afirmações semelhantes, ou com o mesmo sentido.

Mas para refutar um pouco este entendimento popular, é possível ver uma funcionalidade para este inseto, mas, na verdade, as moscas que estão em nossas residências são consideradas de “insetos cosmopolitas”, em uma definição mais científica, é da classe dos artrópodes com um corpo dividido em cabeça, um par de antenas, tórax, pares de asas, e três pares de patas, são artrópodes que se desenvolveram muito bem em nosso ambiente social, em nossas residências.

O papel das moscas em nosso meio ambiente, em todo ecossistema é essencial para a manutenção do padrão limpo do planeta, realmente é de se admirar, mas estes insetos têm o papel de limpar o planeta, uma prova disto é quando tem um material em estado de decomposição as moscas estão presentes neles, e ajudando a limpar, ou se alimentar da matéria orgânica que está espalhada, e usando este alimento para energia para se procriar, e isso gerando uma situação bem desagradável para os olhos humanos, mas é o papel deste artrópode no ecossistema. As moscas necessitam destes recursos para que elas depositem seus ovos, que saem em estado de larvas, que ficam comendo a matéria orgânica até evoluírem para as moscas, mas este papel deixa estes insetos geralmente como transmissores de bactérias, que ficam em seus corpos desde quando estão em faze de larval ou visitam materiais em decomposição para pôr os ovos.

Bem, tudo seria muito bom, mas se não existisse o lado negativo, destes insetos em relação a sociedade humana. É a forma de vida que as moscas levam, o contato com materiais em decomposição as deixam como um principal vetores de bactérias, germes e vírus que resultam em doenças que assolam nossa sociedade, e esta é a principal preocupação com as moscas.

Na TV aberta em um programa de televisão mostrou um documentário sobre uma pesquisa que estudou os materiais orgânicos se decompondo e foi constatado a importância das moscas no primeiro momento da degradação orgânica, outros pesquisadores afirmam que se não existissem moscas o planeta seria sujo e com um odor muito forte, e as moscas realizam este papel de limpeza do ecossistema.

Nisso o ideal é termos cuidado com as moscas, onde elas vivem e o que podem trazer junto aos seus corpos e entendermos que no nosso planeta tudo tem o seu objetivo, a sua função que é extremamente importante para o equilíbrio do planeta.

*Ambientalista