Hapkido, a arte da energia coordenada

  • Haroldo Oséias de Almeida – Hapkidoísta
  • 24/02/2014 11:14
  • Haroldo Almeida

Uma arte marcial que é original da Coreia, o Hapkido é das mais eficientes formas de defesa pessoal, como também a mais completa, por ter técnicas de: socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, praticas de alongamento e respiração, e espacialidades com armas diversas.
O praticante desta arte marcial destaca questões importantes, os benefícios físicos e mentais proporcionados pela arte em especial os trabalhos de respiração, que os resultados são surpreendentes, além de ajudar a fortalecer os órgãos internos resultando no aumento do fator de regeneração, isso é constatado por experiência de vários praticantes em ver o hapkido é completo.
Outra característica que chama atenção para esta arte marcial é a conduta ética e moral que é incentivada ao praticante, o respeito em muitos momentos a pessoa mais velha é destacada e muito valorizada pela experiência de vida.
Nas aulas de Hapkido cada atleta é direcionado a ter a postura da arte marcial, mas uma as questões que é colocada nesta forma de defesa pessoal são as atitudes de defesa serem executadas de forma flexível e adaptável, como também com o redirecionamento da energia que é colocada em um ambiente de combate, com as ações de movimentos circulares que faz com que o atleta do hapkido não se oponha ou confronte a força do oponente, mas sim a aproveite.
O Nordeste tem muito destaques nesta atividade, sediou o Campeonato Brasileiro de Hapkido no dia 15 de Setembro de 2013, em Salvador, Bahia, e o campeão foi o Mestre Maciel Silva, residente na cidade de Chã Grande – PE, que está na equipe que vai representar o Brasil no Mundial de Hapkido ainda este ano na Coreia.
Para participar esta arte é necessário a pessoa ter a idade mínima de 06 anos e a máxima de 70 anos, pelos benéficos físicos e mentais esta atividade a contraindicação é bem reduzida e todos podem desenvolver as atividades, e com a postura moral de todos que estão participando certamente não existe dificuldade de ser um Hapkidoísta. É uma arte tão importante que ate o Exército Brasileiro tem em seus soldados de elite um curso de Hapkido.
Mente e corpo estão juntos, e uma forma de unir ainda mais é ser um atleta desta arte marcial.