Estudo da hidrografia

  • Haroldo Almeida*
  • 28/09/2013 15:19
  • Haroldo Almeida

Uma área muito presente para o desenvolvimento e preservação dos recursos naturais, é a parte da geografia física, que esta responsável pelos estudos águas do planeta (rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera).

Então todo dia 28 de setembro é comemorado Dia do Hidrógrafo, para focar o um dos bens naturais mais presentes em planeta, a água, um dos exemplos de área de atuação do profissional é nas bacias hidrográficas.

No Brasil estudos desta linha é de extrema necessidade onde estamos com uma vantagem natural do recurso água e ate então não se tem definido direito qual o percentual de água doce existe em nosso país, até especula-se que poderá passar de 15% de toda água do mundo, juntando com o potencial não explorado de águas subterrâneas.

Mas o profissional em hidrografia é formado por grandes habilidades que facilitem o entendimento da terra, plantas, animais, ar, água, sociologia, e o principal entender como deixar todas as áreas vivendo em sintonia.

A hidrografia é uma linha da geografia, e nisso tem ótimas habilidades para administrar o conhecimento cientifico, ou uma linha de pesquisa que tem um dialogo presente com todas as áreas.

Com a condição em que o planeta esta prestes a passar, ter uma ciência que dialoga com as demais é de extrema importância, na verdade a sociedade atual ainda não conseguiu ver a importância desta interlocução e nem menos usar o conhecimento para produzir uma solução mais abrangente e que seja melhor para todos, não só a humanidade mas também as outras formas de vida.

Nisso a hidrografia vem tentar fazer este papel, em seu espaço de estudo abrindo os olhos para as formas de conhecimento para gerar um conhecimento melhor e abrangente que junte os diversos aspectos do ecossistema, mas vale acrescentar que para um bom desenvolvimento deste estudo é necessário a correlação de todos os temas científicos convergindo para um só principio e objetivo, o melhor para todos os seres vivos e que atenda as necessidades impactando o minimo possível.

A comunicação entre as ciências é essencial para a preservação da vida que possibilite viver em harmonia de todos os seres vivos.

*Ambientalista