O Nordeste precisa mesmo de Energia Nuclear?

  • Haroldo Almeida
  • 18/02/2014 10:45
  • Haroldo Almeida

No Nordeste do nosso país esta prestes a instalar duas usinas nucleares as margens do Rio São Francisco, nas cidades de Itacuruba (PE) e Piranhas (AL), não sou contra a usinas nucleares, mas prefiro outras alternativas, e baseado nestas informações: A região Nordeste é a que tem mais incidência SOL e VENTO, e existem usinas hidrelétricas já instaladas no local que se for trocado o ROTOR pode ter um aumento de quase de 20% na produção de energia. Então, porque não investir em Energia Solar e Eólica, e modernizar as hidrelétricas existentes.

Observando as Usinas de Energia Nuclear no Mundo, geralmente ficam em locais que tenham uma grande quantidade de Água disponível, de solo estável e de local fácil distribuição de energia.

A tecnologia utilizada no Brasil é bem segura, tem muito controle na geração de energia deste porte em nosso país, mas não posso deixar de falar dos protocolos de segurança, geralmente em um raio de no mínimo 50 quilômetros do centro da usina tem um plano de alerta, para uma possível evacuação, pensando nisto no Nordeste, onde as políticas públicas e os meios de comunicação não são tão acessíveis, nem presentes e muito menos abrangentes, e a população tem um pensamento cultural e educacional próprio do povo da região. Será que vai ser pensando em um plano de alerta que de confiança a população e não sirva como base de boatos, fantasias e suposições. Outra questão é que ate a FOZ do São Francisco será impactada caso aconteça algum problema, a água será inutilizada por um grande tempo, para não falar anos, pensando nisso as cidades que ficam as margens do Rio, como também as pessoas que necessitam dele para sua atividade econômica, e não esquecendo de toda a biodiversidade que será impactada de forma irreversível.

Tecnicamente é boa a Energia Nuclear, mas Culturalmente é algo a se pensar. Entendo que a verdadeira prioridade para a região é solucionar questões como segurança, moradia, transporte, saúde, educação, emprego, lazer, alimentação, valorização da região, preservação da fauna e flora local... A sociedade tem que ser menos dependente de energia, deixar de ser consumista e exploradora dos recursos naturais. E passar a ter uma consciência ecológica.