Dom Pedro II e a Astronomia

  • Haroldo Oséias de Almeida*
  • 27/11/2013 21:00
  • Haroldo Almeida

Quem nunca olhou para os céus e se encantou, perdeu a noção do tempo e espaço, ficou cheio de curiosidades, certamente este era o pensamento do Imperador do Brasil, Dom Pedro II (nascido em 2 de dezembro de 1825), um amante da astronomia, que difundiu o estudo dos astros em nosso país, fundando o Imperial Observatório do Rio de Janeiro um local onde ele mesmo passava várias noites observando os céus, em seu apartamento privativo, também fez questão de chamar astrônomos de renome para trabalhar aqui, o gosto pelos céus foi tanto que com recursos próprios chegou ate a comprar um avançado telescópio para época, que nem chegou a ser usado por questões políticas do período.

Em homenagem ao patrono da Astronomia no Brasil, o Dom Pedro II, a sua data de nascimento 2 de dezembro é reconhecida como o Dia Nacional da Astronomia.

Astronomia é uma ciência que estuda os céus, necessariamente tudo que esta após a atmosfera terrestre, o universo e seus corpos celestes, com o intuito de nos dar subsídios para conhecer o que existe além do que conseguimos enxergar e imaginar. Vários nomes se destacaram nesta ciência: Claudius Ptolomeu organizou as principais constelações; Nicolau Copérnico afirmou que a terra e os planetas giram ao redor do Sol; Kepler com os planetas giram ao redor do sol, em órbita elíptica; Galileu usa a luneta, prova com suas observações que a Terra gira em torno do Sol, descobre milhares de estrelas, satélites, anéis de saturno e os seus estudos dão inicio a Astronomia Moderna; e muitos outros contribuíram…

Observação dos céus que teve muita importância para o desenvolvimento das civilizações antigas, outro ponto muito peculiar é que vários povos antigos desenvolveram o seu conhecimento astronômico, mesmo sem contato uns com os outros entenderam que os astros poderiam nos dar muitas informações essenciais para plantações, navegação, localização, elaboração de calendários e ate mesmo ter o conhecimento do que somos no universo.

Não esqueça de sempre olhar para os céus, pensar e refletir como somos pequenos e temos pouco tempo de existência. Fazer sempre o que é certo para deixar uma marca positiva de nossas vidas. Obrigado ao Dom Pedro II e PARABÉNS AOS OBSERVADORES DOS CÉUS!