Falta do consumo consciente

  • Haroldo Oséias de Almeida*
  • 22/10/2013 23:00
  • Haroldo Almeida

o consumo é algo que está disseminado em todo mundo, onde as pessoas executam esta ação tão naturalmente que dá a entender que isso é parte da atitude natural humana, sendo uma das formas que a nossa espécie esta utilizando para firmar a economia, mas pouco de consciente esta nesta ação.

Em 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumidor Consciente, esta data é marcada pela reflexão da forma de comprar ou gastar alguma mercadoria para seu próprio uso, utilizando melhor o recurso que temos do comércio, usando o sentimento ou percepção do que está em nossa volta com características ou qualidades que dignificam e sejam do bem comum a todos, o consumo consciente é a forma economicamente responsável de obter recursos e bens, tendo o menor impacto ao meio ambiente, respeito ao produto com um preço justo e também responsabilidade com as pessoas que produziram em respeito as normas trabalhistas excluindo qualquer atitude de exploração do trabalho, escravidão ou trabalho infantil.

O termo consumidor está bem em evidencia no nosso planeta, mas a questão de ser consciente é o que mais esta fazendo falta em nosso modo de consumir, com a ausência da consciência estamos a merce do “marketing consumidor capitalista”.

A consciência é o que faz com que as nossas atitudes sejam as melhores possíveis durante nossa vida, por isso é de extrema importância que todos nós tenhamos uma forma de ver o mundo bem abrangente e que colocando em questão a importância de todas as formas de vida onde estamos juntos todos nós dividimos o mesmo local, o planeta, então é o ambiente de uso comum. Esta forma nós faz pensar em tudo antes de nós mesmos, e agirmos deste jeito é mais condizente com a nossa posição no ecossistema, como um ser de pensamento complexo, que está em um patamar de liderança dentre os seres vivos.

Só que em contraponto a tudo que ideologicamente é atribuído a nossa espécie, geralmente estamos agindo de forma contraria, impulsionando um desenvolvimento econômico desenfreado sem critérios sociais nem ambientais, o capitalismo está influenciando a sociedade a consumir e esquecer do consciente. É esta realidade que foi criada pela humanidade que ela mesma tem que repensar sua ou melhor nossa forma de consumir.