Ecologia e São Francisco de Assis

  • Haroldo Oséias de Almeida*
  • 30/10/2013 21:00
  • Haroldo Almeida

O patrono da ecologia é sem duvidas o santo São Francisco, onde foi uma pessoa que pensou que a humanidade deveria e deve viver em sintonia com as demais formas de vida, sua humildade o fez ver que nós somos um tipo de vida igual aos demais e viemos das mesmas condições de criação.

Uma data importante é 04 de outubro que é o dia dedicado ao Patrono da Ecologia, São Francisco de Assis, para relembrar e refletir a sua postura de vida.

Religioso, o frade nasceu no ano de 1182 na Itália, sua família era ligada a burguesia da época, com isso abandonou tudo por um pensamento de mais igualdade e como protesto as condições sociais de seu meio, saiu sem um destino certo, com poucos pertences e uma vida dedicada a pobreza e a simplicidade.

Pregou a humildade como o principal objetivo de nossa vida. Analisando um pouco mais a sua postura, vejo que foi um dos primeiros a entender o princípio da criação que é descrito na Bíblia em Gênesis, onde DEUS fez o homem para cuidar e zelar do jardim, a primeira missão de nossa espécie é, conforme a Bíblia, de ser um administrador de tudo que está em nossa volta. O posicionamento de São Francisco certamente é admirado por muitos, não só em termos religiosos, mas também ecológicos e ate científico, hoje a ciência sugere ao homem que tenha uma postura de administração do ecossistema, com o intuito de preservar para as gerações futuras.

Atualmente o ambientalismo é uma das soluções para a humanidade, em meio a mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global e demais ações de degradações causadas pelo homem.

Então entender a vida de Francisco é está mais perto dos princípios que levam o homem a garantir um futuro para as nossas gerações, com um equilíbrio entre o natural, e que somos também o natural, somos parte deste natural.

O nome Francisco está em evidencia com a homenagem que o líder maior da igreja católica fez, o Papa, em ser chamado de Francisco, é uma referencia muito boa e que pode trazer grandes pensamentos para a humanidade.

Que o pensamento do patrono da ecologia influencie a forma de vida de toda humanidade, que esteja sempre vivo em cada um de nós, como a defesa do meio ambiente, a vida sem muitos privilégios, mais humilde e viver com o essencial.