Agenda 21, e o combate a Desertificação

  • Haroldo Almeida
  • 22/01/2014 05:47
  • Haroldo Almeida

A Agenda 21 é um modelo de administração que visa o desenvolvimento sustentável pautado em três pilares, o beneficio econômico, a justiça social e principalmente o critério ambiental, este modelo de planejamento pode ser adotada por todos os setores da sociedade, desde os poderes públicos municipal, estadual, nacional e global, como no setor privado, como empresas de pequeno, médio e grande porte, mas também em unidades educacionais, desde a educação infantil ate a superior. Vale ressaltar que existe em todo mundo experiências exitosas deste modelo de gestão em prol do desenvolvimento sustentável.

Observando a realidade atual que é presente em mais de 15% de todo território Brasileiro, que são as áreas suscetíveis a desertificação, e tem uma ocupação de cerca de 32 milhões de pessoas, destaque para o semiárido do Nordeste que além de tudo tem um bioma único no mundo e genuinamente brasileiro a Caatinga, com características geológicas, biológicas (fauna e flora), hidrológicas, climáticas e histórias de desenvolvimento que tem uma interação entre elas, e isso forma uma característica similar em uma região. Com esta realidade única, uma realidade alerta a todos, a desertificação.

Deserto é uma área que tem uma diversidade biológica reduzida, como também tem os regimes hidrológicos em níveis mais baixos, com um solo muito pobre, e esta é uma previsão para o futuro de muitas regiões do Brasil, em especial os estados Nordeste, dos quais fazem parte do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação – PAN-Brasil.

O Combate a desertificação é uma das principais preocupações de nossa sociedade e de nossa região, por isso os governos devem planejar ações que atendam as necessidades de preservação do ambiente com um todo, o ideal é que a preocupação seja nas esferas municipais, estaduais e federal, de um problema que atinge o mundo, tanto na área ambiental, social e econômica. O necessário é ter responsabilidade com o nosso planeta, e a Agenda 21 é uma ferramenta ideal para lutar contra o desequilíbrio ambiental e viver em sintonia com todo ecossistema tendo um verdadeiro desenvolvimento sustentável que atenda as necessidades de todos em harmonia com os seres vivos do planeta.