Ar, atmosfera e combate à poluição

  • Haroldo Oséias de Almeida*
  • 06/09/2013 01:00
  • Haroldo Almeida

O ar é um fluido presente em todo planeta, este também pode ser considerado de atmosfera, contém muitos elementos, gases e fenômenos físicos, como também é de extrema importância para a existência da vida em nosso planeta, proporcionado proteção, equilibrando o clima e transportando os elementos necessários para a sobrevivência dos seres vivos.

Atualmente nosso planeta tem visto que a atmosfera está em um processo de transformação, uma mudança causada por um ser vivo, como a 2 bilhões de anos atrás quando os estremofilos mudaram a característica da atmosfera daquela época, convertendo aos poucos no que é hoje. Mas a mudança nos padrões do ar, o que está acontecendo hoje é bem mais rápida e também é feita por ação de outro ser vivo, o homem. Na verdade o que está acontecendo é um total descaso com o meio ambiente a humanidade com o seu desenvolvimento industrial tem despejado muitos gases na atmosfera que está causando um efeito estufa e aquecendo o planeta de forma muito rápida e os seres não estão tendo tempo para se adaptarem a mudança.

Em preocupação com a condição de nossa atmosfera o mês de agosto tem várias datas que se dedicam a refletir sobre o tema, o data 06 é o Dia do Ar, depois em 09 é o Dia Interamericano de Qualidade do Ar, então chegando a 14 é o Dia do Combate à Poluição. Estas datas são os momentos essenciais para avaliar a postura da humanidade como administrador de todo ecossistema.

Nos cenários científicos mais otimistas é concreto que o nosso planeta está a ponto de passar por grandes mudanças, um desequilíbrio ambiental que é tanto local como global, com a transformação que estamos passando todos os seres vivos serão afetados e com mais intensidade os animais mais frágeis que tem menos condições de se adaptar as diferentes realidades.

Outra realidade que estará presente com as mudanças climáticas, além do fato que a humanidade foi o prinpal causador, será a distinção entre as classes sociais, onde quem tem mais poder financeiro será menos impactado ou terá outras opções para sofrer um pouco menos. Com a má distribuição de renda no mundo e o crescente aumento da população, o cenário futuro não é tão positivo, é de ficar pensativo, ou mesmo com receio do que está por vir.

*Ambientalista