Dia das Nações Unidas

  • Haroldo Oséias de Almeida*
  • 03/12/2013 05:59
  • Haroldo Almeida

O principal órgão que congrega o maior número de países é a Organizações das Nações Unidas - ONU, que tem linhas de atuação nas áreas da saúde, alimentação e a fome, educação, ciência, tecnologia, meio ambiente, política, esporte, emprego,  entre outros, seus principais órgãos e programas:

OIT – Organização Internacional do Trabalho

FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação

UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura

OMS – Organização Mundial de Saúde

BIRD – Banco Internacional de Desenvolvimento

FMI – Fundo Monetário Internacional

PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância

PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Fundada em 24 de outubro de 1945 por iniciativa do Presidente Norte-Americano Franklin Roosevelt, que após a segunda guerra mundial teve a necessidade de reformular a política mundial e ter uma entidade forte que atuasse em beneficio de todas as nações e também tivesse a representação de todos os povos, nisso nascia a ONU.

A ONU e seus países-membros tem assinado pactos em várias áreas, um deles é o que estabelece as metas compartilhadas para o desenvolvimento sustentável em todo mundo, que resultou em “8 jeitos para mudar o mundo”.

1) Acabar com a fome e a miséria;

2) Educação básica de qualidade para todos;

3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher;

4) Reduzir a mortalidade infantil;

5) Melhorar a saúde das gestantes;

6) Combater a AIDS, malaria e outras doenças;

7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;

8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Com estas ideias a ONU espera atender as necessidades de todos habitantes do planeta, mas não só do ser humano, também de todas as espécies existentes em nosso mundo.

Uma das organizações mais atuantes na defesa dos direitos coletivos da humanidade esta incansavelmente agindo contra as ações que afetem a todos, em especial a alimentação, educação e a saúde, tem levado a atenção de todos os seus integrantes. Com a aumento muito expressivo da população mundial, a escassez de recursos naturais, crises econômicas e políticas que assolando todo planeta, o trabalho só tem aumentado e ficando mais difícil de ser executado.