Viva ao Petróleo Brasileiro!??

  • Haroldo Oséias de Almeida*
  • 19/10/2013 16:16
  • Haroldo Almeida

Conhecido como “Ouro Negro” ou “combustível liquido natural, extraído de jazidas subterrâneas de rochas sedimentares”, o petróleo é um dos recursos naturais mais cobiçados pela economia mundial.

Para lembrar deste recurso natural foi instituído em nosso país o Dia do Petróleo Brasileiro, comemorado em 3 de outubro. Mas com esta data o ideal é ter uma reflexão com a forma de como este bem vai ser gerido no Brasil com a descoberta do Pré-Sal.

O Pré-Sal é uma grande quantidade de petróleo submerso no mar, debaixo de uma camada de rocha de sal, no litoral do nosso país em destaque no sudeste. A quantidade deste recurso é tanta que certamente poderá deixar o Brasil autossuficiente em petróleo em alguns anos. Vale acrescentar que para o desenvolvimento de nossa sociedade este recurso natural é visto para muitos como essencial para a geração de energia e muitos outros benefícios.

Nem tudo relacionado ao petróleo é positivo, existem muitos pontos negativos no uso deste recurso, que impacta toda a vida do nosso planeta. Historicamente o uso deste bem não traz, em longo prazo, benefícios só para a humanidade, mas também é um dos responsáveis pela mudança acelerada no clima que está acontecendo atualmente com os gases do efeito estufa, que está aquecendo o planeta. Então o ideal é que este bem seja evitado o seu uso e substituído por outras mais sustentáveis que tenham um impacto menor ao planeta.

O Pré-Sal descoberto no Brasil poderá ser um agravante para as mudanças climáticas, analisando alguns países que tem muito este recurso natural, tem nos mostrado uma relação totalmente negativa com o bem, um exemplo é a Namíbia, onde as empresas petrolíferas de países considerados desenvolvidos, exploraram o bem e deixaram para aquela comunidade um impacto local social e ambiental, um contraponto em que este país é dos mais que tem o “ouro negro” no entanto é um dos mais pobres, então a riqueza deste recurso natural não serviu para lá, só os impactos.

O Brasil está tomando precauções legais para que isso não aconteça, como também está direcionado os lucros desta exploração para desenvolver a educação e a saúde. Espero que a nossa estratégia de certo e nosso país não seja mais uma vítima da exploração do petróleo.