Quem tem medo do "malamém?"

  • Valter Filho
  • 19/07/2015 07:34
  • Valter Filho

      Estamos em um período inquieto no tocante a sucessão nas prefeituras do sertão alagoano, pois os conchavos políticos já ganham força há um ano do pleito eleitoral que virá. Digo um ano, pois, nessa época ano que vem, teremos as Convenções dos partidos estarão sacramentando as suas Coligações proporcionais e majoritárias. No sertão ressurge o personagem do “malamém”, temido por muitos candidatos e capaz de implodir grupos inteiros de politiqueiros e interesseiros que, se filiam a partidos de aluguéis para tirar proveito pessoal daqueles que descaradamente fazem do voto o verdadeiro “escambo” da época do Brasil colonial.

     O personagem do “malamém” ou “Homem da mala”, aquele que já deve ter iniciado o trabalho de agenciamento, e troca de favores está em toda parte e não tem lado político, está quase que onipresente nas instituições públicas, privadas e até religiosas, e entram na vida social e pessoal sem pedir licença. Pode estão no Poder ou não, suas ações quase que imperceptíveis só dão conta da influencia nos resultados manipulados das eleições, ou quando temos que pagar o alto preço das decepções. Eleitores viciados, outros tantos mal informados são combustíveis para o vilão “malamém”, e a ação desse antipatriota é devastador.

      O melhor combate desse tipo de personagem é o Conhecimento e a Consciência de que o voto traz conseqüências boas ou ruins dependendo das nossas escolhas. Vamos todos ficar atentos.