Movimentação política em Santana promete embolar o meio de campo

  • Valtinho
  • 21/06/2015 09:46
  • Valter Filho

DAS ALIANÇAS DESIGUAIS

Gato do Mato e Leão, conforme o combinado,
Juntos caçavam corças pelo mato.
As corças escaparam... Resultado:
Não escapou o gato.

(Mário Quintana)

Entre desafios e oposições o atual gestor, sofre com pressões internas e externas para manter o mínimo de apoio e tentar a reeleição, enquanto a terceira força política tenta reunir forças para romper com a política do azul e encarnado. Assim está o cenário posto para a disputa eleitoral do ano de 2016, que já ganha forma e definições daqueles que observam e já tentam armar os seus palanques com base na insatisfação da falta de respostas da administração municipal.

Os jargões da política, tão antigos e tão válidos dizem que profeta de política e de futebol as vezes têm que engolir alguns sapos. E na verdade, de fato tem muita gente que pode preparar os caderninhos para anotar as confusões e equívocos políticos que vem por aí. Uma eleição que se esperava uma briga fácil, e já dita ganha pelo favoritismo do grupo “Bulhões” frente ao seu maior adversário o fragilizado “Silva”, pode ganhar outros ares e não ser tão somente uma revanche entre “Jajão o fortão e Pinote o fracote”, que ilustra as estórias infantis. Um terceiro grupo tende a se formar, e luta para não ser denominado de “o resto” e sim para estar em pé de igualdade em uma disputa eleitoral apresentando-se como alternativa que se intitula “forças progressistas santanense”. Capitaneada por alguns aliados insatisfeitos com a atual gestão e outros candidatos a vereadores derrotados na eleição de 2014, que prometem agora engrossar o caldo das discussões.

Como sempre, estaremos nos bastidores observando a movimentação. E sendo salutar e legitima a defesa das novas composições políticas, que as mesmas tragam propostas condizentes com os apelos da sociedade e não a buscar e margear apenas densidade eleitoral. Estamos de olho.