A Politica bem humorada no sertão: Chapinhas, Coxinhas e outras personalidades

  • Valtinho
  • 13/09/2015 18:13
  • Valter Filho

No sertão alagoano os eleitores estão atentos às novas modalidades de concorrentes ao pleito eleitoral, especificamente falo na cidade em que nasci e moro há exatos 45 anos. Santana do Ipanema-AL, uma cidade pacata de pouco mais de 50 mil habitantes, fincada no sertão distante 220 km da capital, guarda as suas peculiaridades políticas.

Primeiro por ter um monumento que homenageia um “jumento”, dado o trabalho do asno que ajudou a carregar água do Rio Ipanema, quando a cidade era apenas a Vila da Freguesia da Ribeira do Panema até os idos de 1970, a partir daí houve intensa luta pela canalização da água potável captada do Rio São Francisco na cidade vizinha de Pão de Açúcar. Mas a história política deixa alguns fatos pitorescos e curiosos, que daria um bom Livro de comédias.  

Tive a oportunidade de ouvir diversos “assessores políticos”, dos variados grupos e pude constatar como está se construindo a engenhoca de bastidores a fim de correr as eleições 2016, e cada um deles com as ideias mirabolantes já postas em prática. E o primeiro embate começou pela formação de uma chapa intitulada “chapa alternativa”, liderada pelo grupo do PT que reivindica o direito legitimo de abrigar suplentes de vereadores e candidatos ditos “mais fracos” em única composição sem aceitar a entrada de vereadores com mandato.

Os Chapinhas, como ficaram conhecidos estão sendo duramente combatidos por vereadores que atualmente estão no Governo do Prefeito Mário Silva - PV, sem falar que maioria dos “chapinhas” fazem parte também da estrutura administrativa do mesmo governo.

O prefeito pressionado tem que agir para conter os ânimos, pois ficou numa “sinuca de bico”, pois pedem ao mesmo a implosão total ou parcial do grupo! Bomba neles. Já os Chapinhas acusam os ditos “coxinhas” de não arregaçarem as mangas na defesa do Governo, que ora, desgastado com o bombardeio midiático não mostra sinais visíveis de recuperação, mesmo com Marqueteiro contratado para limpar a barra da administração.

Enquanto isso, outros políticos tidos como os gaviões e outras aves de rapina sobrevoam esse ninho conturbado e indefeso com um propósito de ver a revoada dos indecisos, passarinhos abandonados, pelocos e outros... Vai ser um Uiuiui! Aiaiai!