A Nossa visita as terras de um abolicionista ilustre

  • Valter Oliveira Filho
  • 15/03/2015 20:24
  • Valter Filho

O Engenho Massangana, guarda uma história pouco conhecida de muitos estudantes com peculiaridades que não estão nos livros didáticos. A nossa visita a cidade de Cabo de Santo Agostinho, a 38 Quilômetros da capital pernambucana, nos despertou a curiosidade para conhecermos as terras donde se passou a infância de um ilustre escritor, diplomata, político e abolicionista do século XIX, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo. ]

História remota e que antecedem passos importantes até a culminância da libertação dos escravos em 1888 pela LEI ÁUREA. O movimento abolicionista pautado na corrente filosófica do humanismo e influencia positivista, deu o tom desse MANIFESTO defendido por intelectuais da época forçando um olhar critico e de denúncias frente às atrocidades cometidas pela maioria da Elite escravagista.

A história de Nabuco, foi retratada em diversos documentários e o Museu tombado pelo patrimônio cultural do Estado de Pernambuco, fica localizado na fazenda que abrigou o pequeno “Menino de Massangana”, e tem como mantenedora a FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO, visitas de segunda a sábado com entrada franca – localização: Engenho Massangana  - BR 101 – PE 60 entre as praias de Gaibu e Porto de Suape.