Professores de Santana do Ipanema ameaçam não iniciar ano letivo de 2015

  • Blog do Valtinho
  • 05/03/2015 08:10
  • Valter Filho

Em Assembleia Geral convocada pelo Núcleo Regional do Sertão – do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas - SINTEAL, em Santana do Ipanema-AL, os profissionais em Educação decidiram por unanimidade só iniciar o “Ano Letivo” nas escolas daquele município após os recebimentos do terço e sexto de férias devidos pela administração pública.

Além desses pré-requisitos os profissionais demonstraram preocupação quanto ao reajuste dos seus salários com base no Piso Salarial Nacional, que este ano tem o valor fixado em R$ 1.917,78 (hum mil novecentos e dezessete reais e setenta e oito centavos). O gestor do município que também é professor sofre com a crise e tem cortado na carne tendo que demitir contratados para enxugar a folha de pagamento e cumprir com a exigência da Justiça Trabalhista de contratar mediante Exame Seletivo e fazer chamada do último concurso público promovido pela prefeitura.

O Ano Letivo, com previsão para ter inicio em 16 de março do corrente, deve atrasar o calendário escolar com 200 dias letivos em atividade, de acordo com o que preconiza a nova LDB. O reclame também dos profissionais é que fica difícil gozar férias para quem trabalha nas redes Estadual e Municipal pelo desencontro dos calendários com aulas previstas até o segundo ou terceiro mês do ano de 2016.

Já na Zona Rural do mesmo município a reclamação geral vem por conta da nucleação “ou fechamento” de Escolas reduzindo o número em dez e transferindo para Escolas maiores de alguns povoados. Os critérios para a nucleação das mesmas foram frutos de um estudo de viabilidade feito pela Secretaria Municipal de Educação.