Mulheres são presas em Delmiro Gouveia, suspeitas de aplicar golpes em idosos e analfabetos

  • G1 AL
  • 13/07/2022 18:19
  • Polícia
PC/AL
Mulheres são presas em Delmiro Gouveia, suspeitas de aplicar golpes em idosos e analfabetos
Mulheres são presas em Delmiro Gouveia, suspeitas de aplicar golpes em idosos e analfabetos

Duas mulheres foram presas nesta quarta-feira (13) em Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas, durante uma operação policial que investiga uma organização criminosa que aplicava golpes em idosos e pessoas analfabetas por meio de empréstimos fraudados. A operação cumpriu dois mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão expedidos pela Comarca da cidade.

Os nomes das mulheres presas não foram divulgados. Elas devem responder por estelionato e apropriação indébita de patrimônio alheio. A Polícia Civil também apreendeu diversos cartões, contratos, documentos e computadores.

De acordo com o delegado Rodrigo Cavalcanti, responsável pela investigação, o crime acontecia quando a vítima procurava um correspondente bancário da cidade para solicitar empréstimos, mas a solicitação era fechada com um valor maior sem que ela soubesse, porque não prestava atenção ao contrato. Os golpistas ficavam com o excedente, a vítima recebia o solicitado e pagava o empréstimo total sem perceber o golpe.

 

 

"As pessoas procuram esse estabelecimento, geralmente pessoas analfabetas, sem informação, vulneráveis, idosas, sem a concepção da realidade do que estava sendo feito, e consequentemente caíram naquele golpe. [A vítima] fazia um emprestimo de R$ 3 mil, mas era colocado R$ 9 mil", explicou o delegado.

 

De acordo com as investigações, cerca de 30 pessoas foram prejudicadas. As vítimas são de Delmiro Gouveia e de cidades vizinhas.

"O prejuízo foi grande, várias pessoas sem condições foram vítimas de empréstimos que não sabiam que estavam tirando. Pessoas vulneráveis, idosos que não tinham conhecimento do que estavam fazendo. Supostamente trata-se de uma organização criminosa para fins de estelionato e apropriação indébita de patrimônio alheio", informou Cavalcanti.

Segundo a polícia, outras pessoas ainda serão intimadas para esclarecer o suposto esquema. A investigação continua.

"Muitas pessoas serão intimadas para saber como se deu a realidade dos fatos, [como aconteciam] os empréstimos, os consignados, os saques. Após todos esses atos, o caso será encaminhado ao Ministério Público e ao poder judiciário para as providências cabíveis", afirmou o delegado.

A polícia começou a investigar o caso a partir de boletins de ocorrência que relatavam como o crime ocorria. "Diante de todas essas informações, levamos esses documentos ao poder judiciário, representamos pela prisão temporária dessas pessoas, pela busca e apreensão, e hoje efetivamente fizemos as duas prisões e os três mandados de busca e apreensão", explicou o delegado.


A polícia orienta que aqueles que desconfiam que também foram vítimas do golpe registrem boletim de ocorrência. "Espero que as pessoas realmente compareçam à delegacia e exponham como foram vítimas dessa fraude para que nós possamos colocar mais um elemento de prova, para que as pessoas possam pagar dentro da lei".