TRE/AL recebe 700 novas urnas eletrônicas para eleições municipais

  • TRE/AL
  • 19/01/2024 18:35
  • Notícias
Foto: Ascom TRE/AL
TRE/AL recebe 700 novas urnas eletrônicas para eleições municipais
TRE/AL recebe 700 novas urnas eletrônicas para eleições municipais

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) recebeu, nesta quinta-feira (18), 700 novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de outubro. Ao todo, serão recebidos 3.196 equipamentos do modelo 2022, com previsão de entrega total até o início de fevereiro.

As urnas modelo 2022 contam com as mesmas inovações tecnológicas implementadas na urna modelo 2020. São mais ergonômicas, possuem um processador mais potente e são 18 vezes mais rápidas do que o modelo anterior, fabricado em 2015. As novas urnas chegam para substituir equipamentos do modelo 2009, 2010 e 2011, que chegaram ao fim da vida útil e seguirão para descarte ou ficarão armazenadas, não sendo mais utilizadas no pleito deste ano.

O servidor Luiz Henrique de Lima Castro, da Seção de Provisão e Logística de Equipamentos Eleitorais (SPLOG), explica que a renovação do parque de urnas eletrônicas é fundamental para a evolução do processo de votação no Brasil.

“Os novos modelos de urnas fabricados a partir de 2020 já foram utilizados com sucesso nas eleições gerais de 2022. Em relação aos modelos anteriores, os novos modelos tiveram modificações no posicionamento do teclado do eleitor, que passou para a parte inferior da urna, possibilitando utilização de telas maiores e com mais resolução para visualização dos dados dos cargos e dos candidatos. O terminal do mesário também apresenta inovação, permitindo a utilização de um sistema com mais informações para que o mesário possa gerenciar melhor o processo de votação”, destacou.