Partido Democrata confirma que Kamala conseguiu votos para candidatura
- Uol
- 02/08/2024 16:03
- Minuto Mundo
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, já conseguiu os votos necessários para ser a candidata do Partido Democrata à Presidência. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2) pelo presidente do Comitê Nacional Democrata, Jaime Harrison.
A votação online começou na quinta-feira (1) e só termina na segunda (5), mas a campanha divulgou o momento em que Kamala obteve a maioria, segundo a Associated Press.
A nomeação formal deve acontecer até o próximo dia 7, apesar de ainda não ter sido definida uma data para a convenção do partido em Chicago. "Nos uniremos em torno da vice-presidente Kamala Harris e demonstraremos a força do nosso partido", disse Harrison a apoiadores, durante um evento virtual.
Kamala agradeceu aos votos. "Estou honrada em ser a provável candidata democrata para presidente dos Estados Unidos", disse a atual vice-presidente. "Esta campanha é sobre todos nós nos unindo, pessoas de todas as esferas da vida, de todas as experiências vividas, movidas pelo nosso amor ao país, sabendo que estamos preparados para lutar pelo melhor de quem somos", acrescentou.
Levantamento da Associated Press divulgado na semana passada já havia mostrado que Kamala conseguiu os votos necessários. A vice-presidente chegou a comemorar a conquista, ainda informal, durante um discurso. "Eu estou tão honrada, e prometo a vocês que passarei as próximas semanas continuando a unir nosso partido para estarmos prontos para vencer em novembro".
Candidato a vice
Kamala Harris deve confirmar seu candidato a vice na segunda, de acordo com a Reuters. O anúncio será feito na véspera do primeiro comício após a chapa ser confirmada.
Depois, Kamala e seu vice iniciarão uma turnê, que começará no estado da Pensilvânia. Eles ainda devem passar por Michigan e Arizona.
Vice pode relacionar Kamala com eleitor que ela não tem, avalia Denilde Holzhacker, professora de Relações Internacionais da ESPM. "Eles estão procurando um equilíbrio de gênero na chapa com um homem branco, que faça a ponte com o eleitor que Kamala não tem: a pessoa do subúrbio, classe média, independentes, republicanos moderados que não estão satisfeitos com Donald Trump. O vice pode quebrar a resistência ao nome dela", observou, em entrevista ao UOL.
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.