Austrália e Japão já comemoram o Ano-Novo: veja imagens da festa pelo mundo

  • Uol
  • 31/12/2024 15:39
  • Minuto Mundo

Os primeiros países a comemorar a chegada do Ano-Novo iniciaram as queimas de fogos para dar as boas vindas a 2025.

O que aconteceu

Em Auckland, na Nova Zelândia, a festa começou com fogos disparados do topo da Sky Tower, um dos principais prédios do país. O ano novo chegou às 8h no horário de Brasília.

Queima de fogos é vista na Sky Tower, na Nova Zelândia, na virada do ano

Kiribati, Samoa, Polinésia Francesa, Tonga e Ilha Carolina também estão entre os lugares onde o Ano Novo chegou antes. Isso acontece porque eles têm o fuso horário adiantado em relação aos outros países.

Em Sydney, na Austrália, os fogos foram disparados da Sydney Harbor Bridge and Sydney Opera House. Uma queima de fogos teste também foi realizada pouco antes da meia-noite. Sydney reivindica o título de "capital mundial do Ano Novo".

A cidade recebeu 2025 com nove toneladas de fogos de artifício disparados da Sydney Opera House e da Sydney Harbor Bridge. Foram instalados 260 pontos de disparo, contra 184 no ano anterior. A virada também contou com shows de som e luz, apresentações culturais aborígenes, e drones formando figuras no céu. Mais de um milhão de pessoas assistiram ao espetáculo.

Cem artistas participaram do evento, com destaque para o astro pop britânico Robbie Williams, que se apresentou na Ópera House. Apesar do sucesso, a celebração quase foi comprometida por uma greve dos trabalhadores ferroviários locais.

Em Auckland, Nova Zelândia, a celebração começou duas horas mais cedo, com milhares de pessoas assistindo à tradicional queima de fogos na Sky Tower. Um show de luzes homenageou os povos autóctones, após um ano de manifestações pelos direitos dos maoris. A metrópole é uma das primeiras cidades a celebrar a virada em razão de sua posição geográfica.

Opera House, ponto turístico de Sydney, na Austrália, ficou iluminado pelos fogos de artifício

Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte também deram as boas vindas a 2025. A comemoração nos países foi feita às 12h no horário de Brasília.

Crie política e luto nacional na Coreia do Sul afetaram as festas. As comemorações foram reduzidas ou canceladas no país devido ao período de luto nacional pelo acidente aéreo que matou 179 pessoas no domingo (29). O governo lançou inspeções nos aviões Boeing 737-800 após o acidente em Muan. A crise política se intensificou após o impeachment do presidente Yoon Suk-yeol em 14 de dezembro, pendente de confirmação pelo Tribunal Constitucional.

Em Tóquio, uma projeção em um prédio governamental marcou a passagem do ano. Em Taipei, onde o Ano Novo chegou às 13h no horário de Brasília uma multidão também se reuniu nas ruas.

Em Tóquio, a chegada do Ano Novo foi comemorado com projeções

Países da África, Europa e Américas também preparam a festa da virada, que chega depois. A Samoa Americana, na Polinésia, é um dos últimos territórios habitados onde o ano novo chega.

Pessoas se reúnem para contagem regressiva em Taipei

Outros cinco países também já iniciaram as queimas de fogos. As comemorações também já começaram em Dubai, na China, em Bangcoc na Tailândia, na Malásia e nas Filipinas.

Comemorações em Bangcoc, na Tailândia
Dançarinos performam em palco durante contagem regressiva para 2025 em Pequim
Em Kuala Lumpur, na Malásia, a chegada do Ano Novo também foi comemorada com fogos
Fogos de artifício são vistos no horizonte de Manila após virada nas Filipinas