Preparado ou Preparada para o segundo dia do Enem? Confira dicas para a Redação

  • Redação
  • 03/11/2012 17:36
  • Igor Ribeiro

Neste sábado(03) cerca de 6 milhões de estudantes de todos o país participaram do exame nacional do ensino médio,a prova deste primeiro dia foi composta por 90 questões das disciplinas de:Ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.Foram cerca de 4:00 horas de prova.Neste segundo e ultimo dia Domingo(04) todos os concorrentes terão cerca de 5h:30 de duração para responder questões das disciplinas de:Linguagens,códigos e suas tecnologias que incluem as disciplinas de:Português,lingua estrangeira,artes,educação física,tecnologias da informação e comunicação.Neste segundo dia de prova haverá um fator que também é fundamental importância que é a Redação, Então que tal conferirmos algumas dicas para a Redação?

No terceiro ano do ensino médio, o assunto é um só: Enem 2012.

É na redação que está a principal mudança do Enem, este ano. A partir de agora as redações vão ser corrigidas por dois professores. Se houver diferença de mais de 200 pontos nas notas, um terceiro professor vai ser chamado. Caso a diferença continue, uma junta de avaliadores vai dar a nota final. Outra novidade é que os alunos terão acesso aos textos corrigidos. Na redação, o desempenho do aluno será avaliado em cinco itens:
1) domínio da língua escrita


2) compreensão da proposta

3) organização de fatos e opiniões na defesa de um ponto de vista

4)construção da argumentação

5)apresentação de uma proposta para solucionar o problema abordado no texto.

O professor Rafael recomenda: na prova de domingo, primeiro leia os temas propostos para redação. Opinião vazia, sem fundamento, perde pontos. Atenção para os temas do momento: "Copa do Mundo, a importância da leitura, a Reforma Florestal, questões políticas que vem envolvendo todo o país...", completa o professor.

A maior dificuldade dos candidatos é organizar as ideias. É preciso escrever logo o principal argumento. O professor dá a dica:

"O candidato tem de manifestar um posicionamento em relação ao tema proposto. Não ficar em cima do muro".Conteúdo e o tamanho também conta: de oito a 30 linhas. Para isso, é importante praticar muito antes da prova. A todos aqueles que fizeram a primeira etapa e farão naturalmente a segunda,Boa Sorte!