Missa e procissão encerram festa de São Sebastião em Monteirópolis

  • Redação
  • 20/01/2013 22:40
  • Igor Ribeiro

Vivenciando as emoções da festa do padroeiro São Sebastião, Monteirópolitanos fizeram questão de marcar presença no encerramento da festa. Ocorrendo tradicionalmente de 11 a 20 de janeiro, este ano durante toda a semana, em comemoração ao padroeiro, nas nove noites foram celebradas missas sempre a partir das 19h00 e toda a sociedade com gesto de fé e alegria participaram das festividades.

Em sua abertura no dia 11 ocorreu uma procissão com a chegada da imagem de São Sebastião na cidade de Monteirópolis, a procissão veio da cidade circuvizinha de Jacaré dos Homens com a presença de muitos motociclistas e motoristas dando início a abertura da festa. Um parque de diversões esteve instalado na cidade toda a festa garantindo diversão a todos.

Encerrando a festa neste Domingo (20) foram realizadas:Santa missa e procissão encerrando a festa do padroeiro. De fronte a igreja uma banda de pífano formada por jovens tocava recepcionando a todos que chegavam. Por volta das 17h00 da tarde foi celebrada a Santa missa presidida pelo  Pe.Antônio de Pádua e também presença ilustre do bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos.Monteirópolis ainda não possui paróco e então Pe. Antônio paróco da cidade de Jacaré dos Homens atua também em Monteirópolis. A missa foi realizada na igreja matriz da cidade que carrega o nome de seu padroeiro recém-aberta a igreja passava por reformas ainda em fase de reparos a estrutura e o visual em seu interior são muitos bonitos. Além da presença da sociedade Monteirópolitana marcaram presença também diversas autoridades políticas tais como: Prefeito Elmo Medeiros, Vice Elisson Medeiros, alguns vereadores e outras lideranças politícas da cidade.

Ao término da Santa missa por volta das 19h00 da noite todos organizaram-se para dar início a procissão com a imagem de São Sebastião em uma chárola móvel parecida com carros alégoricos que saiu da igreja matriz percorrendo avenidas da cidade. O tempo pouco favorável devido a chuva que atingia no momento não foi impecilho para a realização da procissão muitas pessoas estavam munidas de guardas-chuvas e outras sem seguiram o percurso sem chuva pois ela havia dado uma trégua.O bispo Dom Dulcênio por motivos superiores não pôde participar da procissão.Ao retornar a igreja em procissão todos ficaram de fronte a mesma para que o padre desse a benção a todos. O Pe.Antônio de Pádua fez seu agradecimento á todos que colaboraram de forma direta e indireta e também a todos que marcaram presença.