Tradição de violeiros e repentistas é mantida com inspiração e Improviso

  • Igor Ribeiro com Blog de Igor
  • 12/04/2013 10:07
  • Igor Ribeiro

A trajetória dos repentistas como são chamados passa por vários momentos mais eles nunca perderam a inspiração para improvisar e seguirem afinados em suas cantorias de viola.

Em São Miguel dos Campos,zona da mata Alagoana, Lindo Marcelino, Luiz Nascimento e João Procópio um dos mais antigos repentistas de Alagoas patrimônio vivo do estado reelembram as histórias de tradição do repente. De onde vem tanto improviso? Tanta criatividade? ´´A criatividade dos versos é que o poeta nasce com o dom depois que ele começa a se desenvolver com a parceria com os outros cantadores ele vai pegando a ética da cantoria de viola como é que se trata a cantoria``. disse o repentista João Procópio  O mesmo ainda salientou que ouve muitos momentos díficeis pois antes o cantador de repente era o Deus da fazenda e hoje vivem de festivais. Há alguns cantadores que fazem 30 shows de violas por mês e todos os dias há festivais do gênero no Nordeste.

São mesmo grandes poetas e guerreiros por conseguirem se manter por muito tempo.´´A cantoria de viola é tudo pra gente porque nós estamos vivendo da cantoria hoje a gente não faz mais cantorias nas fazendas estamos atráves de nossa caravana mostrando passando em Colégios. um projeto de João Procópio a Caravana Cultural.``  Disse o repentista Luiz.

Segundo João, eles em caravana já realizaram festivais previstos com destino a 20 cidade porém por falta de recurso só realizaram em 10 cidades, o trio de repentistas aguarda um projeto,ou seja, lei de tramitação previsto para entrar em vigor que trará beneficios e pretendem realizar shows em quatros cidades grandes,são elas:Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Indios e Arapiraca.

Todos os anos os encontros de violeiros reunem os melhores de todo o estado de Alagoas.

Confira um vídeo a respeito desta matéria:http://redeglobo.globo.com/al/tvgazetaal/terraemar/videos/t/edicoes/v/inspiracao-e-improviso-mantem-a-tradicao-dos-violeiros-repentistas/2501868/