SE ENCONTRAR PRIMEIRO DÊ TRÊS PULINHOS...

  • Fabio Campos
  • 16/03/2016 20:26
  • Fábio Campos

O padre católico Reginaldo Manzotti, através da emissora de Rádio Evangelizar, tem um programa, transmitido em rede nacional, que nos chega pela Rádio Milenium de nossa cidade. Sintonizado estávamos nesta terça-feira (15 de março). E ouvimos o padre falar sobre um santo já nosso conhecido. Cuja história de vida, é no mínimo curiosa. Veja: “15 de Março dia de São Longuinho: O Santo dos Objetos Perdidos”. “Longuinho” foi um dos soldados romanos destacados para acompanhar o castigo e a morte de Jesus. Chamava-se na verdade de Longinus, que significa “Uma Lança”. Por isso acredita-se que tenha sido ele o soldado que perfurou, com uma lança, o lado de Jesus. Donde brotou sangue e água. Como São João afirma em seu Evangelho (Jo 19,34). Dizem que a água do lado de Cristo ao tocá-lo ficaria curado de um problema nas vistas.

Desde então Longinus converteu-se a fé cristã. Provavelmente o soldado que reconheceu Jesus como “Verdadeiro Filho de Deus” logo após a morte do Mestre. É citado pelos evangelistas São Mateus 27,54; São Lucas 23,47 e São Marcos 15,39. Conta-se que Longinus antes de ir destacar em Israel, servia na corte de Roma. Por causa de sua baixa estatura, durante as festas, ele conseguia ver tudo o que se passava por baixo das mesas. Com isso achava vários pertences das pessoas, e sempre devolvia os achados aos donos. Esta fama do mundo pagão passou pra o convertido São Longuinho. Fonte: cruzterrasanta.com.br

Qual seria a diferença entre: Fórum, Fóro e Fôro? “Fórum: Tem sentido restrito, indicando o espaço físico (prédio) onde funcionam os órgãos do Poder Judiciário. Também usado sem acento Forum(Latim) neste caso deve-se grafar em itálico. Uso: Exemplo: “hoje tenho que ir ao Fórum.” Foro[ó] – Quando pronunciada com o som do “o” aberto, é sinônimo de “fórum”. E somente dessa forma se pluraliza. Exemplo: Só naquele bairro existem três Foros. (se pronuncia “fóros”) Foro[ô] – Quando pronunciada com som do “o” fechado, tem sentido amplo, podendo ter o significado, tanto da palavra “Fórum” quanto de área de jurisdição, bem como de juízo, julgamento, âmbito. Exemplo: “As partes contratantes elegem o “foro” [ó] da comarca de São Paulo para dirimir quaisquer questões deste contrato. “O juiz declarou-se impedido de votar por motivo de foro [ô] íntimo. ” Fonte: jurisway.com.br”

Entendeu? Nem eu... Tem coisas que pra complicar é melhor nem tentar explicar. E por falar em achados e perdidos (Leia-se São Longuinho). Hoje compareci, primeiro a rádio Milenium, depois na delegacia de Polícia, pra registrar uma ocorrência: o arrombamento (entre a noite do sábado pro domingo último) da Capela de São Sebastião. Na condição de coordenador dos “Homens do Terço da Mãe Rainha” daquela capela, divulguei o ocorrido pedindo que a população colabore na tentativa de recuperar ao menos os objetos eletrônicos. Os larápios subtraíram: uma caixa de som amplificada de 300w de potência; 02 microfones; algumas cestas básicas de alimentos e a caixinha de oferendas contendo algumas moedas. E claro quem encontrar primeiro, faça como os devotos de São Loguinho dê três pulinhos...

Enquanto isso o BODE GAIATO nos diverte: “-Ô mãe o qui têm prá cumê? -Flocus de milho cum vísceras de bovino... Cuscuis cum tripa de novo? Arrimaria!”

“E aí Ciço... Táis gostando do curso de inglês? -Não... -Pur quê? -Toda vêiz o professor escreve: WEL COME CIÇO!”

Fabio Campos 16 de março de 2016