Sociedade Alagoana de Infectologia diz que ainda não é o momento de deixar de usar máscara

  • G1 AL
  • 14/03/2022 14:14
  • Notícias
Foto: Reprodução / Internet
Entidade recomenda que pessoas evitem festas e aglomerações e sigam usando máscaras e mantendo cuidados.
Entidade recomenda que pessoas evitem festas e aglomerações e sigam usando máscaras e mantendo cuidados.

A Sociedade Alagoana de Infectologia recebeu com preocupação a notícia de que a prefeitura de Maceió desobrigou o uso de máscaras de proteção contra Covid em locais abertos e fechados a partir desta segunda-feira (14). Para a entidade, o equipamento ainda deve ser utilizado, principalmente em ambientes fechados.

Com o fim da obrigatoriedade do uso da máscara, fica a critério de cada indivíduo decidir se deve ou não usar, mas especialistas entendem que repassar essa responsabilidade para o cidadão comum é arriscado.

"Quando se fala em desobrigar o uso de máscara, não significa que você não possa usar. Mas será que todos têm o discernimento? Se você está com síndrome gripal, deve usar máscara. Se você está dentro de um avião, dentro de um coletivo, está muito próximo dos outros, se está dentro de um ambiente muito fechado é recomendado usar máscara. Então, quando você desobriga dá a impressão de que está tudo liberado", alerta Vânia Pires, presidente da Sociedade Alagoana de Infectologia.

O anúncio do fim da obrigatoriedade do uso da máscara foi feito pelo prefeito de Maceió JHC (PSB) nas redes sociais, mas o decreto com detalhes das novas regras sanitárias só deve ser publicado no Diário Oficial do Município na terça (15).

De acordo com a prefeitura, a medida vale para locais públicos e privados, abertos e fechados, mas os estabelecimentos privados poderão exigir a máscara dos clientes.

"Nossa recomendação é que, principalmente nos locais fechados, e mais ainda aqueles indivíduos idosos, com comorbidade e imunossuprimidos não devem se abster do uso de máscaras", orienta Vânia Pires.

Uma outra preocupação dos infectologistas é com a proximidade da quadra chuvosa, que começa em abril. "Está chegando o inverno, nós sabemos que a gripe é sazonal e estamos esperando a temporada das doenças respiratórias, síndromes gripais, que podem ser confundidas com outras doenças e com a própria Covid".