Alagoas tem o pior índice de desenvolvimento municipal entre os estados brasileiros (IFDM).

  • Redação
  • 06/11/2011 07:58
  • Cidades

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado neste sábado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Alagoas aparece com o pior resultado entre os estados brasileiros. Os dados são relativos às três principais áreas de desenvolvimento: Educação, Saúde e Emprego e Renda. O Estado de São Paulo lidera o ranking dos municípios de maior desenvolvimento.

Em alagoas Maceió, Pilar, Arapiraca e Coruripe apresentaram os melhores resultados. Na contra mão do desenvolvimento, entre os piores do Brasil estão: Inhapi, Monteiropolis, Tanque d’Arca e São José da Tapera.

Para FERJAN as características da pesquisa possibilitam o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social de todos os 5.564 municípios brasileiros de forma objetiva e com base exclusiva em dados oficiais relativos às três principais áreas de desenvolvimento: Emprego&Renda, Educação e Saúde.

Uma das vantagens do IFDM é permitir a orientação de ações públicas e o acompanhamento de seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios – não obstante a possibilidade de agregação por Estados. Deste modo, constitui-se uma importante ferramenta de gestão pública..