Agricultor encontra fósseis pré históricos na zona rural de Água Branca

  • Edson Alves
  • 04/02/2012 14:44

Há dez anos o agricultor Antônio Vieira dos Santos de 73 anos, morador do Povoado Lagoa das Pedras na zona rural de Água Branca ficou assustado ao encontrar algumas coisas estranhas em sua propriedade. Ele as guardou durante todo este tempo e só agora resolveu revelar o que tinha encontrado.

Ao fazer a reforma de uma lagoa em suas terras, o agricultor deparou-se com fósseis de uma preguiça gigante que viveu há milhares de anos naquela localidade. De acordo com estudos de especialistas, esse animal viveu a até aproximadamente 6 mil anos quando entrou em contato com grupos indígenas que habitavam o território brasileiro.

A equipe do Minuto Sertão foi até o local e constatou vários pedaços desses fósseis ao redor da lagoa, que com o passar do tempo foi mineralizado e assumiu aspectos de pedra.

Para o arqueólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas Flávio Moraes, esses fósseis são de animais da megafauna e sabe-se que a milhares de anos tiveram um grande contingente desses animais nessa região.

Ainda de acordo com o professor, é necessário informar aos órgãos responsáveis pela preservação desse patrimônio. Nesse caso o profissional qualificado para realizar os estudos é um paleontógo.