Mata Grande não consegue atingir meta do Ideb e registra índices negativos

  • Redação
  • 16/08/2012 05:55
  • Cidades

Mata Grande é um dos municípios sertanejos que mais uma vez não conseguiu atingir ou superar a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O resultado foi divulgado pelo ministério da Educação nesta quarta-feira (15).

Segundo os números, o índice nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano) foi de 2.7 para uma meta de 3.4. O município ficou 21% abaixo do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Já entre os alunos dos anos finais (6º ao 9º ano) a relação mostra que foi obtido 2.0 para uma meta de 2.7 deixando a educação municipal 26% abaixo do que foi projetado.

Nas escolas do Estado o resultado também foi negativo. Nas turmas dos anos finais do fundamental (6º ao 9º) o município obteve 2.0 para a meta de 3.0, ficando 33% abaixo do planejado. O único resultado positivo nesta modalidade de ensino foi nos anos iniciais do (1º ao 5º ano) onde as turmas obtiveram 4.1 da meta 3.8, uma superação de 8% do almejado.

Desde 2007 o município conseguiu elevar seus índices, mas não foram suficientes para atingir ou superar as metas projetadas pelo MEC. O resultado indica má qualidade na educação municipal.

Inhapi

Em Inhapi os índices novamente aparecem positivos. As turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano) obtiveram 3.5 para a meta de 3.0. O município ficou 17% acima do esperado, superou a meta projetada para 2013 e por 1 ponto não atingiu a meta para 2015 . Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) os números indicam queda, as turmas obtiveram 2.8 para a meta de 3.2, 13% abaixo da projeção. Em 2009, o resultado foi positivo e superou a meta estabelecida.

Na rede estadual de ensino nos anos iniciais a nota foi de 3.8 para meta de 3.6, 6% acima do projetado. Nos anos finais foi obtido 3.5, o que é considerado razoável pelo MEC.

A elevação dos índices começou desde 2005 e em 2007 o município já havia superado as metas projetadas para 2009 e 2011. O que mostra crescimento na educação municipal.

Canapi

O índice na educação básica de Canapi para as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental foi superado. Neste último resultado, o município obteve 3.4 para uma meta de 3.1, ficando 10% acima do esperado e já atingindo a meta projetada para 2013. Apesar de atingir a meta planejada, o índice caiu, pois em 2007 o município havia superado a meta para 2015 que é de 3.7. Já entre os alunos dos anos finais o município obteve 2.7 para uma meta de 3.1, ficando 13% abaixo do esperado.

Na rede estadual, as turmas iniciais do fundamental ficaram sem média na Prova Brasil 2011 para a meta de 3.7. Nos anos finais foi atingida a meta que era de 3.6. O resultado razoável mostra queda no crescimento indicado, pois em 2009 o município havia conseguido 3.8 para uma meta de 3.4.

O IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

*Dados: www.portalideb.com.br