Campanha de doação de medula sensibiliza população de Santana do Ipanema

  • Redação
  • 14/12/2012 20:36
  • Cidades

O Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM) em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou nos dias 13 e 14 deste mês a primeira campanha de doação de medula óssea. A inciativa é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Ipanema. O saldo foi bastante positivo. A equipe coletou sangue de 436 possíveis doadores.

Neste primeiro momento, voluntários da região doaram sangue para se cadastrar como potenciais doadores de medula óssea para pacientes portadores de câncer no sangue. O resultado da coleta será enviado ao REDOME (Registro nacional de doares de medula óssea), onde serão cruzadas as informações com o banco de dados do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (REREME)

para identificar a compatibilidade de tipagem sanguínea e possibilidade de transplante entre doador e paciente. “Essas campanhas são importantes para ajudar os leucêmicos do norte e nordeste a encontrar a cura, pois a grande maioria de doadores registrados no REDOME é do Sul e Sudeste. É uma maneira de aumentar as chances de cura entre os pacientes da nossa região”, explicou responsável técnico do HEMOAL, Márcio Lins Galdino.

A assistente social, Evânia Ferreira Mota, orgulha-se de poder colaborar com a campanha.
“Com um simples gesto, podemos aumentar a esperança de viver de pessoas desenganadas.
Espero que algum de nós seja o doador que vai mudar a vida de um paciente para sempre”, exaltou. O prefeito eleito, Mário Silva, também marcou presença no evento.