Círculo luminoso em torno do sol deixa moradores sertanejos assustados

  • Redação
  • 17/02/2013 21:09
  • Cidades

Moradores de várias cidades sertanejas de Alagoas e outros Estados brasileiros presenciaram na tarde deste domingo (17) um grande círculo luminoso que se formou em volta do sol. O fenômeno natural deixou muita gente assustada, mas também fascinou muitos que aproveitaram para fotografar e divulgar o fato nas redes sociais.

O jovem Felipe Lima, morador de Delmiro Gouveia, afirma que presenciou o fenômeno e ficou assustado. “Depois que um asteroide passa perto de nosso planeta e um meteoro cai na Rússia, não tem como não ficar assustado. Pensei que o mundo estivesse se acabando.” Disse.

Para acalmar o Felipe e também ficar informada sobre o acontecimento, uma amiga dele, sem querer que seu nome fosse divulgado por nossa reportagem, explicou que pesquisou sobre o fenômeno e descobriu que ele se trata de um Halo Solar que é causado por gotículas de gelo, em formato de cristais, que quando desprendem das nuvens são refletidas pela luminosidade do sol, algo assemelhado a um arco-íris, porém em torno do sol.

A jovem esclareceu para o amigo que sua pesquisa junto à internet aponta que o fenômeno não oferece risco à humanidade e que é natural acontecer, principalmente nas regiões onde o sol é mais constante, como é o caso dos sertões.

Conforme o serviço meteorológico Climatempo, o halo solar pode se formar em qualquer lugar, em qualquer época do ano, sendo necessária apenas a presença do tipo de nuvens cirrus. A circulação dos ventos no níveis mais elevados da atmosfera está facilitando o surgimento das nuvens cirrus sobre o Nordeste e de outras nuvens carregadas, que provocam chuva", diz a nota do Climatempo.