Violência: Uma realidade em que todos vivem nos dias de hoje

  • Redação
  • 01/03/2013 02:12

Está comprovado. A cada dia que passa o mundo vem se tornando cada vez mais violento. Esses problemas relacionados à segurança têm se tornado uma das principais preocupações dos brasileiros e por que não dos sertanejos. Há pessoas que não têm mais tranqüilidade e nem a confiança de se deslocarem em determinados lugares das cidades ou da zona rural temendo algum tipo de violência.

Todos os dias, o Portal Minuto Sertão noticia tragédias, mortes e desesperos das pessoas que são injustamente atingidas por essa violência.

Agora se atente para um fato. De um lado jovens ou adultos bem vestidos, grau de escolaridade com um alto nível e trabalhando com carteira assinada. De outro, os pobres, maltrapilhos, analfabetos e trabalhando na informalidade para comprar comida (o famoso bico). Isso é a desigualdade social, que está entre as principais causas da violência entre jovens e os adultos.

Um dos fatores que evidenciam a desigualdade social e expõem a população à violência é a condição de extrema pobreza que atinge boa parte dos brasileiros, membros de famílias que sobrevivem com apenas o salário mínimo.

Destes, divimos aqueles que não o concluíram o ensino fundamental, outra parte não trabalha e não estuda e por aí vai. E para piorar a gravidade da situação vem a pedofilia (estupro de vulneráveis), a homofobia, etc.

O povo exige urgente de uma ação forte, consistente e eficiente por parte de todas as autoridades para que levem as pessoas a terem mais segurança, tranqüilidade e sossego em seus municípios e que possam viver com mais liberdade. As polícias (civil e militar) devem ter mais efetivos. O sistema prisional alagoano e do país precisam ser melhorados e muito. Os presos devem receber educação e exercer atividade em período integral. A justiça brasileira deve ser impiedosa para quem comprovadamente praticou crimes, seja pobres ou ricos.

Atualmente, dos poucos que são punidos, somente os pobres acabam pagando por algum dos crimes praticados. As leis devem ser revistas e a justiça deve fazer jus ao nome: deve haver justiça em nosso país.