Agricultores reclamam que água do Canal do Sertão não chegará em suas propriedades

  • Redação
  • 12/03/2013 09:26
  • Cidades

por CadaMinuto

A promessa de levar água e desenvolvimento para o Sertão do estado é questionada por um grupo de agricultores da região de Delmiro Gouveia e Água Branca. Segundo eles, a água do Canal do Sertão não irá beneficiar suas propriedades, que há mais de dez anos sofrem com a seca e problemas financeiros.

Maria do Socorro Ferreira Aguiar, presidente regional do Sindicato dos Servidores da Seguridade e Previdência (Sindprev) diz que muitos dos agricultores reclamam que mesmo com a inauguração do trecho do Canal e da promessa de levar água às residências sertanejas, muitas delas ficarão sem o benefício.

“A água não vai chegar nos pequenos agricultores. O Rio São Francisco passa a 4 km da minha casa, mas eu preciso comprar água para consumo e dar água de um barreiro aos meus animais. Nosso principal questionamento é saber como esse Canal do Sertão irá nos beneficiar”, protestou.

Maria do Socorro disse também que ela e outros agricultores da região estão endividados porque realizaram empréstimos no Banco do Nordeste em 2005 e desde então ainda não conseguiram sanar a dívida. O motivo para a demora é a falta de água na região, que consequentemente, afeta o gado e as plantações.

“Tem muito agricultor aqui da região que está cheio de dívidas porque a seca nos últimos anos se agravou e eles não tiveram condições de manter suas produções e entraram em crise com o banco. Todos nós esperamos uma resposta rápida do governo e água nas nossas torneiras”, concluiu.

Um grupo de 50 agricultores da região acompanhou a cerimônia de inauguração do Canal do Sertão.