Em visita ao Sertão e sob protestos, presidenta Dilma inaugura primeira etapa do Canal do Sertão em Água Branca

  • Edson Alves
  • 12/03/2013 12:00

A presidenta Dilma Rousseff participou nesta terça feira (12) no distrito Auto dos Coelhos no município de Água Branca da inauguração dos primeiros 65 km do Canal do Sertão considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do Estado de Alagoas e uma das maiores do País. 

A classe política de Alagoas e da região estiveram presentes na solenidade como o governador do Estado Teotônio Vilela Filho, o senador e presidente do senado Renan Calheiros, a prefeita de Água Branca, Albaní Sandes e a vice prefeita Tatiana Dorinha, dentre outras autoridades.
Anteriormente, em entrevista ao programa Café com a Presidenta, Dilma já havia confirmada a presença na inauguração: "Nas próximas semanas, vou a Alagoas ver o Canal do Sertão Alagoano, que vai levar as águas do São Francisco ao sertão por um canal que já tem 78 km em obras", afirmou.
PROTESTOS - A presidenta e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), foram alvo de protestos durante cerimônia. Dilma discursou sob o som de apitos durante 26 minutos. Manifestantes carregavam faixas e cartazes com as frases: "Dilma, traidora. De oprimida a opressora", "Dilma, seja bem vinda à terra do coronel", "Honestamente, nunca se mentiu tanto". 
O governador do Estado, Teotônio Vilela Filho (PSDB), foi vaiado em seu discurso. Um cartaz chamou a atenção pedindo a sua renúncia: "Téo, se o papa conseguiu, você também consegue. Renuncie!!!". 
NOS ARREDORES - Outros protestos também foram realizados antes da chegada de Dilma a Alagoas. Duas rodovias foram bloqueadas pela população (as BRs 316 e 423) que pedia a pavimentação de urgente de um trecho da BR-316. A presidenta garantiu em seu pronunciamento pavimentar o trecho da estrada. 
OBRA INAUGURADA - A obra está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), onde vai beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de alagoanos, levando água para a população atingida pela forte estiagem que vem castigando o estado. 
EM USO - O Canal já está sendo utilizado nas ações emergenciais de combate à seca, reforçando a distribuição de água nas cidades de Inhapi, Canapi, Pariconha, Mata Grande, Olho D'Água do Casado, além de Delmiro Gouveia e Água Branca, segundo dados do Governo do Estado.
Os dois primeiros trechos do canal, até o km 65 já foi concluido, e outras etapas das obras já foram iniciadas, com serviços em andamento e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional até o km 78. Sendo concluído, o Canal do Sertão vai alcançar 250 km de extensão, ligando os municípios de Delmiro Gouveia a Arapiraca.
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também irá licitar a obra de integração do Canal com o sistema adutor do Alto Sertão, cujos recursos foram garantidos pelo Governo Federal em dezembro do ano passado.
IRRIGAÇÃO - A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) ficou responsável pela implantação dos dois perímetros de irrigação da obra e já havia anunciado a licitação do projeto do primeiro perímetro, que vai ser instalado no município de Delmiro Gouveia e o segundo no município de Pariconha.
"O Canal do Sertão é um sonho realizado e esperado por mais de vinte anos", disse um morador do distrito que esteve na solenidade.