Plantas da caatinga estão em extinção no Sertão

  • Edson Alves
  • 09/05/2013 16:06

Em entrevista à Rádio Água Branca FM, cedida ao radialista Edson Alves, com participação de Jocelina Santos, o membro e articulador do Semiárido do Estado de Alagoas no Sertão, Florisval Costa destacou a importância do movimento para a criação de um documentário falando sobre a seca que ainda atinge o Sertão e que já é considerada a pior seca dos últimos 83 anos.

EXTINÇÃO DA CAATINGA - Na primeira parte da entrevista, Florisval faz um alerta para a extinção já confirmada de várias espécies de plantas da caatinga devido a estiagem e que vários municípios do Sertão (destacando as cidades de Inhapi e Ouro Branco) já parecem deserto.
CANAL DO SERTÃO - Na segunda parte, o membro da ASA falou sobre o Canal do Sertão. Para ele, os 65 km de extensão do canal em funcionamento está sendo mau utilizada e que não beneficiará a todos os sertanejos. "É uma obra muito grande para pouco benefício... Outras tecnologias poderiam ser implantadas para a melhoria do uso da água, de maneira simples e adaptada para o semiárido alagoano.", frisou Florisval.
A ASA (Articulação do semiárido) é Rede de entidades e movimentos populares da sociedade civil organizada e nos 9 Estados do Nordeste e parte de Minas Gerais. Em Alagoas esta Articulação, desenvolve Programas de Formação e Mobilização Social para a Convivência nas quatro microrregiões que fazem o Semiárido alagoano (Alto Sertão, Médio Sertão, Bacia Leiteira e Agreste), envolvendo cerca de 30 municípios. 
Esta Articulação do Semiárido busca agregar o maior número e os mais variados tipos de organização. Dentro desta rede, estão presentes igrejas, associações, cooperativas, sindicatos, ONGs e movimentos populares de agricultores/as camponeses.
Acompanhe abaixo a entrevista completa e na íntegra.