Mutirão de Documentação beneficia trabalhadores rurais de Senador Rui Palmeira

  • Amilton Ramos
  • 19/03/2015 20:03
  • Amilton Ramos

O mutirão itinerante de ações sociais do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/MDA) chegou a Senador Rui Palmeira, garantindo gratuitamente documentos civis e trabalhistas às trabalhadoras da região, desde a última terça-feira (17) e permanece até  sexta-feira (20), o evento está acontecendo nas dependências do Espaço de Multieventos, de 8h às 17h. 

A ação faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). O programa foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e é coordenado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), uma  ação que visa beneficiar a população, em especial as mulheres do município.

A população poderá tirar identidade, CPF, certidão de nascimento e de casamento, dentre outros documentos e serviços. Além da emissão gratuita de documentos, o programa também realiza ações educativas para esclarecer dúvidas sobre aposentadoria, auxílio-doença, salário maternidade e outros benefícios.

Segundo um dos coordenadores presentes,o PNDTR é uma ação fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar, uma vez que possibilita a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e de acesso aos direitos previdenciários, por meio de mutirões itinerantes de documentação, já realizamos mais de 2,3 mil mutirões realizados em vários estados brasileiros, com aproximadamente um milhão de documentos emitidos.

“O mutirão é adequado às necessidades da região atendida, pois o nosso objetivo é fazer a inclusão social e produtiva dessas mulheres rurais. A inclusão é o primeiro passo para o desenvolvimento”, disse ainda, o coordenador do INCRA, Arnaldo.