Secretário-adjunto vistoria obras em andamento do Canal do Sertão

  • Semarh
  • 28/05/2015 16:40
  • Amilton Ramos

O andamento das obras do Canal do Sertão foi vistoriado durante a quarta-feira (27) pelo secretário-adjunto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Edilson Ramos com apoio da equipe técnica da Semarh.

Edilson Ramos esteve próximo dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na construção de um túnel de 2,8 quilômetros de extensão. Segundo o secretário-adjunto, após a conclusão destes serviços de infraestrutura, o Governo do Estado poderá liberar a água para mais 26 quilômetros.

“As ações desempenhadas pelo governo vão beneficiar a população que vive no Sertão. Durante a vistoria com a equipe da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos constatamos que as obras para a extensão do túnel vão possibilitar que o sertanejo tenha acesso à água de maneira mais fácil. Será possível, com o fim deste trecho, distribuir água em mais 26 quilômetros, totalizando 98 quilômetros com recursos hídricos para os moradores da região”, justificou o secretário-adjunto.

Edilson Ramos destacou ainda que o estado tem atuado para viabilizar políticas públicas que têm por finalidade reduzir os efeitos da seca e promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões do Sertão, Bacia Leiteira e Agreste.

Administração

Com o intuito de gerir as ações da obra relativa ao Canal do Sertão, foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto 40183/2015 que estabelece a Semarh como administradora em integração com um Comitê Gestor com as contribuições da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa).  As funções do Comitê Gestor são propor, articular, coordenar, fiscalizar, monitorar e avaliar as ações pertinentes à gestão da obra, e ao uso da água.