Filho de famoso vaqueiro pernambucano e primo de Luiz Gonzaga vive em extrema miséria no sertão do Araripe

  • Amilton Ramos
  • 08/06/2015 11:38
  • Amilton Ramos

O vaqueiro Raimundo Jacó, famoso por ser primo do Rei do Baião, Luiz Gonzaga e ter sido cantado em algumas de suas composições, na qual ficou conhecido em todo Brasil, além de ser homenageado todos os anos na Missa do Vaqueiro no sertão pernambucano. O que poucos sabem é que um dos seus filhos, Francisco Pereira Jacó, vive esquecido em situação de miséria, numa casa de taipa no sitio olho d’água, município de Bodocó (PE), no Araripe.

Francisco é viúvo e vive na companhia de um filho, que tem problemas de saúde. Dorme em uma rede de balanço por não possuir cama. Além disso, corre risco constante de adquirir doença de chagas, pois o barbeiro (inseto causador da doença) habita nas brechas das paredes de sua casa.

O filho de Raimundo Jacó chegou a revelar a um blog da região que se alimenta dignamente quando as pessoas que moram próximo levam comida, e que para ir às festividades em homenagem a seu pai, na cidade de Serrita, ele precisa pedir ajuda aos amigos para passagem e despesas extras.

Com olhar tristonho, o Francisco pediu que se lembrassem dele e levasse a conhecimento da população – e principalmente das autoridades – sua situação, para que o mesmo obtivesse alguma ajuda, pelo menos para a construção de uma moradia digna.