Secretaria de Saúde realiza treinamento protocolo de microcefalia para médicos e enfermeiros do município

  • David Lima - Assessoria
  • 18/02/2016 21:42
  • Cidades

Na manhã desta quinta-feira (18), a secretaria de saúde de Pariconha convocou uma reunião informativa para médicos e enfermeiros sobre o protocolo e fluxo de atendimento às crianças portadoras de microcefalia e às gestantes com suspeita de infecção pelo zika vírus.

A reunião e treinamento aconteceu no prédio da Câmara Municipal de vereadores. Feito pela coordenação da atenção básica e coordenação de vigilância epidemiológica do município, com palestra das profissionais Cleene e Lúcia, o objetivo é dar mais suporte e melhor preparação aos profissionais da área. O público alvo também contou com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e atores dos PSF's. 

Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer. O suficiente durante a gestação ou após o nascimento.
Os sintomas do Zika vírus incluem febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada.

O treinamento faz parte de uma estratégia do prefeito Fabiano Ribeiro por meio da secretaria, de melhorar a condição de saúde e prevenção no município e fazer com que os profissionais busquem mais a fundo o aprimoramento de prevenção e tratamentos nesses casos.