Infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo

  • Publieditoral
  • 12/05/2023 15:52
  • Minuto Saúde
Ilustração

Ter filhos continua sendo um dos maiores sonhos de homens e mulheres em todo o mundo. Apesar disso, fatores como idade avançada, doenças sexualmente transmissíveis e obesidade têm feito com que cada vez mais pessoas sofram com a infertilidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema já atinge uma em casa seis pessoas.

Por outro lado, a medicina moderna já possui soluções comprovadamente eficazes para quem apresenta dificuldade em engravidar. Segundo Juliana Cotrim, especialista em reprodução humana e diretora da Clínica Afeto, em Maceió, médicos especializados nessa área são capazes de identificar as causas da infertilidade e propor as intervenções adequadas para cada caso. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, maiores são as chances de sucesso no tratamento.

A médica explica que a Clínica Afeto, por exemplo, conta com as mais modernas e avançadas soluções para quem quer, finalmente, aumentar a família. Entre essas técnicas estão a fertilização in vitro (FIV) e a inseminação intrauterina (IIU). A FIV consiste na fertilização do óvulo com o espermatozoide em laboratório, enquanto na IIU, a fecundação acontece dentro do corpo da mulher. Esses tratamentos são seguros e podem ajudar casais que têm dificuldade em engravidar a realizar o sonho de ter um filho.

“Casais que estão há 1 ano tentando engravidar ou engravidaram e tiveram abortos de repetição devem procurar ajuda de um especialista. Temos visto em consultório o quanto esses casais retardam a busca, e esse tempo pode comprometer (e muito!) o sucesso de um tratamento de fertilização, pois, para as mulheres, o relógio biológico é o maior inimigo. Com o passar dos anos a mulher vai perdendo cada vez mais óvulos, tanto em quantidade, como em qualidade, e esse é um fator predominante para dificuldade da tão sonhada gestação”, detalha Juliana Cotrim.

PARA PREVENIR

Outro alerta importante é sobre a importância da preservação da fertilidade através do congelamento de óvulos, procedimento que assegura a qualidade dos óvulos em um momento em que a mulher não deseja gestar. Na dúvida, se irá querer engravidar ou não, a mulher acima dos 35 anos tem a possibilidade de fazer o congelamento de seus óvulos. Segundo a médica, a partir dessa idade é quando ocorre uma perda mais acelerada dos chamados gametas.

Para agendar uma consulta médica e garantir a realização desse sonho, basta entrar em contato com a Clínica Afeto, localizada no The Square Park Office, sala 804/805, em Maceió, no bairro Jatiúca. Os telefones para agendamento são: (82) 98207-5162 / 98222-8004.