Dicas de como diminuir os sintomas desagradáveis da ressaca

  • Dr. Eraldinho
  • 08/03/2014 18:32
  • Doutor Eraldinho

Carnaval acabou. Muita festa, muita folia, muita diversão! Agora só ano que vem. Certo? Errado. O brasileiro quer mais. Pense num povo que gosta de festa! Já tem alguns amigos que já chamaram: “e aí Doutor, fim de semana chegando, o jeito é rebater! Vamos tomar uma pra curar a ressaca!” Acredito que Deus criou a ressaca pra dar um freio nesse desassossego de alguns beberrões. Mas não adiantou muito não! Especialmente aqui no Brasil onde a esperteza é impressionante! Os caras são profissionais. Já inventaram uma forma de driblar a ressaca com esta história de rebater.

Negócio desagradável a ressaca! Não tô nem falando da ressaca moral que é aquela decorrente das besteiras que você fala ou faz e depois se arrepende. Essa também é extremamente desagradável. Mas hoje vamos abordar a ressaca física. Aqueles sintomas decorrentes da ingestão excessiva do álcool (etanol).

Quem já não tomou aquele porre e no outro dia acordou com aquele gosto de cabo de guarda-chuva na boca. Dor de cabeça, enjôo, vômitos, diarreia, desânimo, cansaço, sensação de sede. Todos estes sintomas decorrentes de uma espécie de intoxicação provocada pela ingestão excessiva de álcool. Tem remédio pra isso Doutor? Sem dúvida a melhor forma de evitar a ressaca, é evitar a bebida. Ou pelo menos beber moderadamente. Porém diante de um evento qualquer onde a ingestão excessiva é inevitável, algumas dicas são importantes para diminuir a ressaca.

Primeiro: durante a bebedeira, importante tomar água e não abrir mão do famoso tira-gosto. As perdas de sais minerais como sódio, potássio e também de glicose provocados pelo álcool podem ser corrigidas durante a farra e consequentemente diminui a ressaca. É aquela velha história da prevenção;

Mesmo assim se a ressaca no outro dia estiver intensa, é importante:

- beber bastante água para reidratar;

- ingerir alimentos leves para não sobrecarregar o estômago;

- ingerir frutas, pois o açúcar da fruta (frutose) ajuda na reposição da glicose e diminui bastante o mal-estar.

Lembrar sempre: a intensidade da ressaca é determinada pela quantidade de álcool ingerida. Aquela história que, se misturar bebida vai aumentar a ressaca, é mito. Não tem nenhuma comprovação científica. Na verdade, geralmente quando há a mistura, a quantidade de álcool também aumenta. Mas não é o fato de misturar, e sim o fato de ingerir bebidas com alto teor alcoólico e consequentemente uma ingestão maior de álcool.

Agora peço licença aos amigos, pois hoje é sábado e essa conversa me deu vontade de tomar uma gelada num pagodinho ali em pão de Açúcar que gosto de frequentar. Claro, com moderação, um bom tira-gosto, e com a patroa que não bebe pra dirigir o carro! Peço aos leitores que façam suas perguntas pois teremos o maior prazer em tirar as dúvidas sobre o tema.

Deixo aqui uma saudação toda especial a todas as mulheres do mundo, especialmente as mulheres sertanejas, pelo seu dia e dizer que vocês são os seres mais evoluídos e belos que foram criados por Deus! Parabéns Mulheres!

Próxima matéria em homenagem às mulheres: Prevenção do Câncer de Mama!!

Saúde para todos !! Obrigado e até a próxima!!