TPM – Tensão Pré-Menstrual. Aprenda a lidar com este problema.

  • Dr. Eraldinho
  • 13/04/2014 17:21
  • Doutor Eraldinho

A Tensão Pré-Menstrual é o nome dado aos sintomas apresentados durante 05 a 10 dias antes da menstruação. Estes sintomas podem ser físicos, como dor de cabeça, inchaço, dor nas mamas. Mas os sintomas que mais incomodam e que interferem de fato com a qualidade de vida da mulher são os sintomas psíquicos, ou seja, aqueles relacionados com as alterações do humor. Irritabilidade, agressividade, choro fácil e em alguns casos depressão. Mas atenção: os sintomas cessam depois da menstruação. Caso não parem, então não se trata de TPM e outra doença deve ser investigada. Atingem as mulheres em variados graus de intensidade. Umas sentem mais, outras menos, outras não sentem nada.

Você já deve ter ouvido algum homem dizer aquela famosa frase: “Não consigo entender as mulheres”. É certo afirmar que as alterações e oscilações do humor na mulher são mais frequentes do que nos homens. Mas isso não é um capricho feminino ou como dizem na nossa região não é “um charminho”. Isso acontece devido às alterações hormonais que a mulher sofre durante o ciclo menstrual.

Vejam em resumo o que acontece para “entender melhor”e saber porque a mulher é chamada de mulher de fases.

Na primeira fase predomina o estrogênio. O estrogênio é o hormônio da feminilidade, que deixa a pele mais bonita, a mulher mais alegre, arredonda o quadril e torna a voz mais suave. A partir da menstruação, o nível de estrogênio começa a crescer e atinge o máximo por volta do 14º ou 15º dia, fase em que ocorrem a ovulação e o aumento da libido. A mulher fica mais fogosa, mais alegre e é preciso tomar cuidado se não quiser engravidar.

Depois, o nível de estrogênio vai caindo e a mulher começa a produzir progesterona. Trata-se do hormônio da gestação, que prepara a mulher para a gravidez. É a segunda fase do ciclo menstrual. Um período caracterizado por mais tranquilidade. As mulheres ficam um pouco deprimidas e mal-humoradas, mais quietas e com menos libido.

De repente, os dois hormônios caem por volta do 26º, 28º dia e desaparece o equilíbrio. A queda gradativa dos hormônios provoca os sintomas típicos da TPM.

Conhecer essa fisiologia é fundamental para a mulher e também para o homem. Para o homem é importante porque vai entender melhor sua esposa, mãe, filha, no sentido de não entrar em conflito com elas e sim ajuda-las. Para a mulher mais importante ainda porque como afirma a Dra. Mara Diegoli, ginecologista e Coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas da USP, a mulher não pode usar a TPM como desculpa e sim procurar tratamento pois ninguém é obrigado a aguentar mau humor e saber controlar-se é importantíssimo para quem quer crescer pessoal, social e profissionalmente.

O tratamento da TPM requer consulta com profissional médico, de preferência um ginecologista. O tratamento com medicamentos como anticoncepcionais ou antidepressivos depende de cada caso em particular e deve ser receitado por médico. Nada de automedicação ou usar um remédio que a vizinha tomou e melhorou.

De qualquer forma, muitas vezes não é necessário medicação e algumas dicas ajudam a amenizar estes sintomas. Aí vão algumas recomendações:

- EXERCÍCIO FÍSICO: fundamental; ajuda a extravasar a tensão e melhora a auto-estima. O exercício aeróbico é o ideal. Dançar também pode ajudar bastante. O negócio é descarregar a ansiedade.

- ALIMENTAÇÃO: reduzir o sal para evitar o inchaço; evitar café e chá mate que aumentam a ansiedade; comer frutas que diminuem o inchaço como melancia, morango e chuchu; evitar doces e chocolate que engordam e podem aumentar o quadro depressivo. Nesse caso os doces diet podem ser utilizados.

- EVITAR FUMAR: o fumo aumenta ainda mais a dor de cabeça e a insônia que são sintomas típicos da TPM.

- RELAÇÃO SEXUAL: 70% das mulheres estão menos dispostas para a relação sexual na segunda fase do ciclo, isto é, nos 14 dias que antecedem a menstruação. Por isso, aqui fica um conselho para os maridos. Se, embora mais sensível e dolorida, você se aproxima com carinho e ela corresponde, ótimo! Isso vai melhorar o relacionamento e diminuir a tensão. Se ela, porém, não estiver disposta, não force a barra. A menstruação passa e ela volta a sentir desejo.

No mais mulherada, evite compromissos importantes nos dias de tensão, porque você pode tomar atitudes erradas. Tente adiá-los. No dia seguinte, provavelmente você estará melhor. MUITA CALMA NESSA HORA.

 

Esse tema foi em homenagem ao dia do Obstetra que é hoje. Parabéns !!

 

SAÚDE PARA TODOS!! OBRIGADO E ATÉ A PRÓXIMA!!